TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como As Organização Que Contrata Freelancers Se Diferencia Das Organizações Burocráticas Trabalhos Escolares E Acadêmicos Prontos

Monografias: Como As Organização Que Contrata Freelancers Se Diferencia Das Organizações Burocráticas Trabalhos Escolares E Acadêmicos Prontos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do filme tropa de Elite 2

O filme “Tropa de Elite 2” faz com que o espectador seja cético em relação à política ou ele mostra a possibilidade de combate à corrupção? Faça uma reflexão crítica, fundamentando o seu posicionamento.

O filme Tropa de Elite 2 é uma obra de ficção, mas que para o espectador, é baseada em fatos reais. Retrata uma triste e verdadeira realidade, não somente do Rio de Janeiro/RJ, mas de todo país. Questão esta referente, principalmente, a improbidade administrativa (corrupção). Tal posicionamento é evidentemente debatido no filme, quando políticos usam o sistema de segurança pública para satisfazerem interesses próprios. Como o Estado é detentor do monopólio do uso legítimo da força física como forma de coerção/coação, os políticos usam de tal direito para corromper e manipular a máquina eleitoral.

No filme, existem cidadãos que lutam por uma sociedade justa. Por exemplo, o Comandante do BOPE (Batalhão de Operações Especiais), o Tenente Coronel Nascimento que foi transferido para a Secretaria de Segurança Pública como punição por um incidente no presídio de Bangu I, na cidade do Rio de Janeiro. Foi onde tal pessoa descobriu que no coração do Sistema de Segurança Pública, ou seja, na secretaria de segurança havia um complexo mecanismo de corrupção. Essa secretaria administrava as milícias formadas principalmente por policiais militares da ativa que atuavam nas favelas daquela cidade. Os milicianos tinham apoio da base do governo e atuavam na linha de frente com objetivos específicos. Manipular o curral eleitoral nas comunidades carentes, com interesse de manter os corruptos na gestão política do Estado. Mas o Ten. Cel. Nascimento, com uma conduta invejável, pôs-se a analisar a corrupção sob a égide, desde a sua origem até suas finalidades, para que se pudesse combate-la, indo a campo e lutando para desarticular o sistema de corrupção no governo e na polícia carioca.

Em nossa sociedade, existem vários Tenentes Coronéis como o Nascimento que lutam...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com