TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade 1 Empreendedorismo

Artigos Científicos: Unidade 1 Empreendedorismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 6

PERGUNTA 1

1. Como estudamos em nossa unidade 1, infelizmente, em mercado brasileiro, ainda existem muitas confusões com o termos empreendedorismo. Ciente desta confusão existente no mercado, procuramos apresentar vários conceitos em relação à esta área de conhecimento com o objetivo de subsidiar o seu entendimento e, consequentemente facilitar o seu entendimento para a adequada compreensão da disciplina. Partindo desta ideia, veja os seguintes conceitos à seguir:

I – Empreendedorismo é uma palavra que designa o processo de empreender;

II – É o processo que cria valor e mudança de comportamento no mundo dos negócios por meio da inovação de serviços ou produtos oferecidos;

III – Uma área de negócios que busca entender como surgem as oportunidades para criar algo novo;

IV – Empreendedorismo é algo nato. É a habilidade de criar algo inovador que consequentemente irá delinear um novo mercado.

Em relação as assertivas descritas, assinale a alternativa correta:

1 Somente as alternativas I, III e IV são corretas.

2 Somente as alternativas II, III e IV são corretas.

3 Somente as alternativas I, II, III e IV são corretas.

4 Somente as alternativas I, II e IV são corretas.

5 Somente as alternativas I, II e III são corretas.`

Feedback da resposta: Resposta: As três primeiras afirmativas são conceitos de empreendedorismo citados no material de aula. A quarta afirmativa refere-se, ainda que indevidamente, pois empreendedor não é algo nato e não é necessário uma ideia inovadora, a ideia de empreendedor.

PERGUNTA 2

1. Roberto é estudante de administração de uma grande universidade na cidade de São Paulo e começou, este ano, a estagiar em uma grande empresa de brinquedos. Com a sua habilidade de identificar oportunidades de negócio desenvolvido em suas aulas de Marketing, notou que a loja no qual trabalha não dava a devida oportunidade a um segmento de mercado que cresce, brinquedos para adultos. Ao perceber esta defasagem, realizou uma pesquisa entre seus concorrentes, em revistas especializadas na área e aproveitou seus contatos nas redes sociais para fazer uma pesquisa com este segmento alvo. Após suas pesquisas, criou um departamento na loja para o público adulto com personagens da Marvel, DC , Guerra nas Estrelas e outros colecionáveis. Investiu em merchandising para chamar atenção no ponto de venda e usou as mídias sociais para propagar a sua ideia. Foi um sucesso e a estratégias de Roberto gerou um aumento de 30% no faturamento da loja. Com base em nossa aulas, podemos considerar Roberto:

1 Empreendedor criativo

2 Empreendedor empresário.

3 Empreendedor interno.

4 Inventor.

5 Não é um empreendedor, pois trabalha para uma empresa.

Feedback da resposta: Resposta: Roberto é um empreendedor interno. Ele não é um gestor nem tão pouco um empresário, mas colabora com a empresa e a enxerga como se fosse sua, assim, busca identificar oportunidades de mercado para melhorar o seu desempenho.

PERGUNTA 3

1. Leia o texto à seguir publicado no site da Revista Exame : “Há exatos 10 anos o mundo conhecia o primeiro iPod, apresentado com entusiasmo por Steve Jobs e que marcou a forma como ouvimos música até hoje. Em seu anúncio, Jobs ressaltou a inovadora capacidade de armazenamento do dispositivo, que originalmente contava com 5GB de espaço, capaz de guardar até mil canções. Hoje, ao completar uma década, o dispositivo marca transformações no mercado fonográfico e no mundo da tecnologia. Foi o primeiro produto portátil da Apple a usar memória flash e a exibir vídeos e fotos. Desde o primeiro iPod, a Apple já vendeu mais de 314 milhões de unidades entre modelos como mini, nano, shuffle e touch, tendo o domínio de 70% do mercado de tocadores MP3 atualmente. Seu design também foi o responsável por mudar a aparência deste tipo de aparelho no mercado. Seu ápice foi em 2006, quando o aparelho era o responsável por 50% de toda a receita da Apple. Porém, com essa representação em queda e respondendo a menos de 8% do faturamento da empresa, o futuro de seu legado agora se torna uma incógnita. Com o lançamento do iPhone em 2007, a Apple acabou incluindo as funcionalidades de música e armazenamento do iPod no smartphone, fazendo com que muitos usuários abandonassem seus tocadores de música pelo celular.O último rumor dizia que no lançamento do iPhone 4S a Apple abandonasse a produção do iPod Classic, que não recebe atualização desde 2009. Isso não ocorreu, mas a empresa deu sinais de que seus modelos de iPod podem virar peças de colecionador futuramente.” Em nossas aulas procuramos estabelecer as diferenças entre empreendedor e inventor. Para isso procuramos esclarecer os tipos de inovação existentes no mercado. Com base no caso descrito, podemos descrever o caso do Ipod como uma inovação:

1 Foi uma inovação em Logística devido ao fato de que seu sistema de distribuição em massa proporcionou um incremento radical em suas vendas.

2 O produto somente teve sucesso devido às inovações em Marketing, no qual fica claro o uso dos 4ps (Pessoas, Percepção, Propaganda e Posicionamento) que foram cruciais para o sucesso do novo produto no mercado.

3 Trata-se de uma inovação de Produto, haja vista que existiu a introdução de vários benefícios e funcionalidades a um produto já existente. No lançamento do Ipod já existiam outros tocadores de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com