TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade 1 Empreendedorismo

Monografias: Unidade 1 Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 4

PERGUNTA 1

Leia o texto à seguir: “Para sensibilizar o empreendedor sobre a importância da gestão do conhecimento, o Sebrae lança uma cartilha em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) sobre o tema. Com exemplos práticos de gestão, o informativo mostra que o conhecimento é recurso chave para a competitividade de qualquer negócio. Esse tipo de gestão visa organizar de forma estratégica os conhecimentos, tanto dos colaboradores quanto externos, fundamentais para o sucesso do negócio. ‘Conhecimento é fundamental para a competitividade de qualquer negócio, independentemente do seu porte. Gestão do conhecimento é um processo de criação, captura, armazenamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento importante para a empresa’, explica a analista técnica da Unidade de Capacitação Empresarial do Sebrae, Alessandra Cunha. (Cartilha destaca a importância da gestão do conhecimento – Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios – 11/10/2010). Em relação aos teóricos apresentados em nossas aulas, pode-se afirma que se refere a:

a.

Alois Schumpeter.

b.

Peter Drucker. (CORRETA)

c.

Richard Cantillon.

d.

Francis Walker.

e.

Jean Baptiste Say.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

Nesta unidade nós procuramos compreender como o conceito de empreendedorismo se desenvolveu no decorrer da história. Foram várias ideias que foram se constituindo até chegar ao que compreendemos hoje. Uma dos conceitos informa “O empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e os esforços necessários, assumindo riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.”. O conceito descrito, esta relacionado à:

a.

a) Karl Vésper

b.

a) Robert Hisrich (CORRETA)

c.

a) Francis Walker

d.

a) Peter Drucker

e.

a) José Carlos Assis Dornelas

0,2 pontos

PERGUNTA 3

Leia o texto à seguir: "O primeiro uso do termo empreendedorismo surgiu quando Marco Pólo, tentou estabelecer uma rota comercial para o Oriente a fim de vender as mercadorias de um homem (capitalista). Com isso, Marco Pólo ficou conhecido como 'aventureiro empreendedor'. Correndo riscos físicos e emocionais a fim de vender as mercadorias" (http://empreendedoresiesa.blogspot.com.br). Como acompanhamos em nossas aulas, o termos empreendedor se desenvolveu em termos conceituais no decorrer da história da humanidade. Em relação a estas "evoluções" pelas quais passaram o termo, analise as afirmações à seguir:

I - O termo empreendedorismo sofre modificações em sua história devido ao contexto, ou seja, as modificações ocorridas no relacionamento entre empresas e consumidores no decorrer de sua existência.

II - Apesar de sua longevidade em termos conceituais, nenhuma alteração ocorreu no conceito de empreendedor, haja vista que sempre tiveram pessoas dispostas a correr riscos em determinados empreendimentos.

III - Marco Pólo foi considerado em empreendedor, pois, assinou um contrato com o que hoje conhecemos como capitalista para comercializar suas mercadorias, ficando para ele todos os riscos físicos e emocionais que um empreendimento desse porte possuía.

IV - Marco Pólo foi considerado um empreendedor devido ao fato que na Idade Média, os empresários tiveram uma participação fundamental no desenvolvimento das artes. Nesse período, não tínhamos ainda consumo de massa, fazendo com que o artista fosse responsável pela criação de trabalhos únicos e inovadores.

Em relação as afirmativas descritas, assinale a alternativa correta:

1

As afirmativas III e IV estão corretas.

2

As afirmativas II e III estão corretas.

3

As afirmativas I e II estão corretas.

4

As afirmativas I, e III estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com