TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Xing ling

Por:   •  24/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.049 Palavras (9 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

joão rodrigues filho

GESTÃO DE MARKETING

[pic 3]

Arapiraca

2015

joão rodrigues filho

GESTÃO DE MARKETING

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Marketing da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Análise, Pesquisa de Mercado e Métodos Quantitativos; Sistema de Informação; Direito Empresarial e do Consumidor; Marketing de Vendas.

Professores: Fábio Regioli e Paula Cristina de Oliveira Klefens; Adriano Rosa Alves; Jossan Batistute; Henry Nonaka.

Arapiraca

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

ESTUDO DE CASO: “CROCS Conquista o Consumidor com Inovação, Design e Estratégia no Ponto de Venda”        

1.1 ANÁLISE E PESQUISA DE MARKETING E MÉTODOS QUANTITATIVOS        

1.2 OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO        

1.3 DIREITO EMPRESARIAL E DO CONSUMIDOR        

1.4 MARKETING DE VENDAS        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO

O trabalho é um estudo de caso da empresa CROC’s que aborda as principais ações de marketing utilizadas nas grandes e pequenas empresas para atrair o consumidor e alavancar as vendas. Para isso, a gestão de marketing dispõe de tecnologia, que dá acesso aos mercados através do estudo do público alvo ao qual determinado produto foi desenvolvido.

O uso da tecnologia obriga a empresa conhecer os direitos e deveres especificados no Código de Defesa do Consumidor (CDC). O uso de informações armazenadas através de estudo e pesquisa do consumidor influencia diretamente no resultado das ações propostas.

O conhecimento dos direitos e deveres contribui para a divulgação da marca e destaca a empresa por apresentar ao consumidor informações verídicas e asseguradas por ações que se comprometem a oferecer segurança e qualidade de atendimento.

ESTUDO DE CASO: “CROCS Conquista o Consumidor com Inovação, Design e Estratégia no Ponto de Venda”

1.1 ANÁLISE E PESQUISA DE MARKETING E MÉTODOS QUANTITATIVOS

        A empresa identificou ao estudar o mercado brasileiro as carcaterísticas do consumidor brasileiro, e desenvolveu seus produtos com base nas tendências e gosto específico das pessoas pesquisadas, além do tipo de consumidor existente no Brasil.

Uma pesquisa de mercado garante a coleta de informações que podem auxiliar no processo de decisão do consumidor, concorrente ou fornecedor, e que irá orientar nas ações a serem tomadas para ganho de espaço no mercado ou para resolver possíveis problemas relacionados aos produtos e/ou serviços.

Para o autor Malhotra et al (2005) “a pesquisa de marketing é a identificação, a coleta, a análise e a disseminação sistemática e objetiva das informações”, esta é uma definição mais formal de pesquisa de mercado. Todo esse conjunto de ações são necessárias para melhorar as tomadas de decisões relacionadas à identificação e à solução de problemas em marketing.

Analisando o produto em questão podem ser identificadas algumas ameaças como:

  • Falsificação do produto para venda mais barata através da pirataria;
  • Alto custo para importação do produto;
  • Empresas brasileiras de grande renome internacional, como a Havaianas podem identificar brechas no processo de marketing utilizado pela CROC’s;
  • Crise econômica mundial afetando a decisão de compra do consumidor.

Assim como as ameaças também há oportunidades que podem ser observadas nas ações da empresa, como:

  • O crescimento da classe C no Brasil tem movimentado mercado financeiro, abrindo nichos específicos que aumentam o poder de compra destes;
  • Lançamento de novos produtos inovadores voltados para necessidades do cotidiano e que permitem maior conforto para os consumidores, como materiais especiais que oferecem bem estar ao serem utilizados;
  • Potencial expansão de vendas através de novos públicos alvos, ou seja, existe novas possibilidades de mercado, como públicos diferenciados, crianças, idosos, pessoas acima do peso que necessitam de produtos mais voltados para suas necessidades.

As características relacionadas ao produto, pode-se identificar pontos fortes como a identificação da escolha de seu uso por pessoas da mídia, que promovem um mershandising próprio e sem custos com a propaganda, além de ser um material de muitas qualidades, como antiderrapante, sem geração de odor nos pés, e confeccionados em diversas cores, atraindo os mais exóticos gostos, de crianças e adultos.

Um ponto fraco a ser considerado é seu modelo de produto ser direcionado pra um público muito específico e que nem sempre combinam com o vestuário rotineiro de pessoas tradicionais, ou seja, nem todo consumidor usaria um produto que não está no seu padrão de escolha. Alguns aspectos a serem considerados é a propaganda informal que avalia a qualidade, a aparência e, principalmente, o custo benefício que o produto tem, o que lhe confere competir com concorrentes mais tradicionais e de qualidade conhecida, como as Havainas que já conquistaram espaço na vida e nas escolhas dos consumidores.         

1.2 OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

De acordo com Silva (2011) “as organizações precisam investir pesado no que diz respeito à disponibilidade e confiabilidade das informações que são emitidas pelos sistemas de informação”. Não há dúvidas que esta não seja uma tarefa fácil administrar esse tipo de sistema, porém sem ele muitos processos, principalmente os que demandam decisões seriam muito demorados.

O papel da informação no âmbito empresarial tem evoluído muito nos últimos anos, sendo este fator um determinante para o bom gerenciamento de uma marca. Os dados coletados através de pesquisas e estudo do comportamento do consumidor vem ajudando as empresas a criarem marcas baseadas na confiança na sua qualidade e retorno dados aos anseios do público-alvo, o que significa estudar as lacunas entre as gerações, e adequar o produto para o futuro, antecipando o seu concorrente, mantendo-se no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (151.1 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com