TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA NO DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

Pesquisas Acadêmicas: ÉTICA NO DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

ÉTICA E NEGÓCIOS

TRABALHO 4

ÉTICA NO DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

Respondendo as questões solicitadas, é ancestral no ser humano o conflito interno entre buscar o novo e ficar no conforto da sua origem. E é fato: o que mais acontece em qualquer empresa é a famosa resistência à mudança. Grande parte dos infortúnios que tive foram mais associados à minha resistência com uma nova cultura, do que necessariamente a um aspecto de bom versus ruim, certo versus errado. Aspectos positivos e negativos todas as empresas têm, mas o ponto é que devemos aprender com o que dá certo, e crescer com equilíbrio em busca de uma vida melhor.

Então, alguns dos sensos: protagonismo e responsabilidade que o indivíduo deve assumir na empresa. Cada um deve se enxergar como o dono da própria vida, traçando seus objetivos e correndo em busca dos seus sonhos, em vez de ficar esperando do presidente, do gerente, do professor, dos pais ou da situação econômica. Ou pior: invejando o outro sem fazer algo digno para consegui-lo. Outro senso fantástico no meu ponto de vista é o senso de liberdade que deveria ser ofertado ao trabalhador. Existem mecanismos de controle, até exagerados, entendo que, respeitando as regras, cada um poderia decidir como fazer e o momento de fazer seu trabalho, existindo diversidade e respeito às diferenças, como se verifica nos países do Velho Continente. Nos EUA pode-se enriquecer como executivo, pintor de parede, engenheiro, cabeleireiro, dentista, escultor, o que for. O americano típico não é fanático por poupança, então, quando há dinheiro fluindo, eles consomem uma gama imensa de produtos e serviços, e movimentam a economia. Com isso, florescem a produção humana, os conhecimentos, a inovação, e por aí vai.

Numa escala entre extremos pessimista e otimista, me posiciono no ceticismo, mas com um olhar voltado para o positivo. Sendo assim, creio que o Brasil está caminhando em um movimento caos + ordem, mas que tende a crescimento e valorização da mão de obra no longo prazo. Avanços são percebidos nos indicadores sociais, econômicos e tecnológicos, e minha pouca experiência profissional me faz conhecer um Brasil de Primeiro Mundo, com gente produtiva, inteligente, ética, bem-sucedida, educada, bonita e saudável. Entendo que uma grande alavanca para nosso país está no mundo profissional das empresas. Elas hoje impactam os mais diversos tipos de públicos e possuem práticas cada vez mais voltadas a resultados sustentáveis para estes públicos. Felizmente, existe todo tipo de gente, de empresa e de mercado, e cada pessoa sabendo definir seu perfil e se posicionar corretamente, tenho bastante crença de que o Brasil continuará avançando através da revolução quase silenciosa que está acontecendo nas empresas.

Data: 26/06/2012

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com