TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Empresarial

Trabalho Escolar: Ética Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 3

Ética Empresarial

A ética empresarial é o ramo da ética diretamente ligado às empresas, que é referente à conduta ética das empresas, ou seja, quando se trata da ética empresarial o que se deve levar em conta são os valores da organização.

Atualmente, a ética empresarial é colocada como uma meta essencial a ser alcançada no mundo corporativo. A cultura ética e sua gestão nas empresas são temas tratados com importância igual ou superior aos próprios resultados, à inovação, à excelência e ao sucesso financeiro.

A ética reflete o comportamento do ser humano que age tomando por base os seus valores. Em geral, as opiniões das pessoas sobre a ética tendem a ser absolutas ou incondicionais. Sem muita reflexão tende-se a definir ética basicamente como "fazer o bem". Qualquer ação que se distancie de tal perspectiva É imediatamente caracterizada como "má" e, em função disso, "antiética". Assim, a relação entre senso comum e ética é uma relação marcada pela unilateralidade, uma vez que ética é caracterizada de forma irrestrita e unidimensional.

Fazer referências à ética empresarial ou à ética dos negócios implica estudar e tornar inteligível a moral vigente nas empresas capitalistas contemporâneas.

Hoje em dia, os valores e a missão nas empresas, compondo os princípios éticos pelos quais as companhias devem se pautar, tornaram-se essenciais para nortear as metas e a postura de seus colaboradores, deixando clara a vocação das empresas de respeitar e beneficiar não somente seus acionistas, mas a todos os públicos de interesse.

Uma empresa só pode ser considerada ética se cumprir de forma clara e transparente todos os compromissos firmados, ou seja, se adotar uma postura de negócios aberta e agir de forma honesta com todos que mantêm qualquer tipo de relacionamento (colaboradores, fornecedores, clientes, acionistas, etc). Seus valores, rumos e expectativas devem levar em conta toda essa totalidade de relacionamentos e deve ser avaliado devido ao seu esforço no cumprimento de suas responsabilidades sociais, como em sua atuação na forma de empresa-cidadã.

A organização que já adotou seus padrões de ética de forma sistematizada não tem alternativa, senão estender aos que com ela se relacionam os mesmos padrões de exigência e submissão ao programa de compliance já absorvidos pelos colaboradores internos.

Entende-se claramente a necessidade da moderna gestão empresarial criar relacionamentos mais éticos no mundo dos negócios para poder sobreviver e, obviamente, obter vantagens competitivas. A empresa, as pessoas e a sociedade como um todo também acabam por se beneficiar com este movimento.

Nesse cenário mercadológico, há uma grande competitividade dentro das empresas, que acabam por incitar batalhas sem fim entre as pessoas, seja disputando fatias de mercado, ou disputando posições de destaque dentro das empresas e fora delas. Nesta busca desenfreada pelo reconhecimento, manutenção do status, prestígio, lucratividade e poder, quase sempre, a ética é posta de lado. Esta é a guerra pela sobrevivência que é patrocinada pelo mercado, onde para se chegar à vitória não importa os meios utilizados.

Da mesma forma que a ética estabelece as leis que determinam a conduta moral da vida pessoal e coletiva, a ética empresarial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com