TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Empresarial

Artigo: Ética Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2013  •  2.080 Palavras (9 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 9

Atividade Práticas Supervisionadas

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Tutor á distancia: Camila Menezes

Titulo: Ética Profissional em Administração

Atividade Avaliativa: Atividade Prática Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho para a obtenção e atribuição de nota.

Santa Cruz/RJ

INTRODUÇÃO:

A respeito da ética, identificamos em nossos estudos que: O comportamento Humano, gerado pelos seus valores, pela moral, os valores sociais, o conjunto de regras de conduta e aceitação dos comportamentos morais, são a definição direta de Ética. Porém não é possível discursar sobre sua definição e conceito, sem levar em consideração a parte individual do comportamento humano: A Moral, que está intrinsicamente ligada ética. De um modo geral, estamos falando nessa primeira parte, de um contexto social, daquilo que é visto como certo e errado, que é o “fazer o bem ou o mal”, enfim que parte das atitudes subjetivas de cada um, na convivência social.

Em virtude dessas analises, tentamos uma visão de como o conceito de ética e a analise moral dos indivíduos pode conferir um desenvolvimento reto e saudável no âmbito empresarial e como a proposta Ética de uma organização pode influenciar positivamente a conduta Moral de seus colaboradores.

No artigo sobre a Ética, pela óptica Aristotélica, acreditamos que uma das qualidades que pode serassociada às organizações e às seus colaboradores é a Virtude, pois relaciona-se a capacidade de cada indivíduo em agir para fazer o bem a si e ao outro. Se para nós, Organizações são compostas nada mais nada menos que por um aglomerado de indivíduos com um propósito de busca, realizações e resultados que só serão possíveis se estiverem alinhados aos interesses comuns e individuais. A pratica da virtude é mister para o universo Organizacional.

É a partir dos interesses advindos das organizações, das suas propostas de Visão e Missão, que procuramos identificar e apresentas nos parágrafos acima a importância da Ética e fazer correlação com a mesma À Ética Profissional em Administração. Acreditamos que um dos setores que podem intermediar esses interesses é sem sombra de dúvidas a Área de Recursos Humanos. Já que, alguns dos processos mais importantes para a continuidade e para agregação de valores da empresa passam por esse setor. Um desses processos se trata da contratação de novos colaboradores. Como é possível dentro desses processos identificar os valores, as condutas, o comportamento desses novos indivíduos que de fato possam ter benefícios em via de mão dupla?

Durante nossos estudos, submetemo-nos à alguns testes relacionados à Ética, muito interessantes. Chegamos a um censo comum, onde muito dos comportamentos ditos antiéticos não se trata de uma má formação moral, e sim da inexperiência e falta de conhecimento de posturas relacionadas a essas ações. É preciso, cuidado para se preencher um quadro funcional de uma organização, pois mesmo com aptidões para um cargo superior, um candidato deve ainda conter ampla bagagem de situações e visões de comportamento em sua vida pessoal e profissional. O olhar indiferente a essa necessidade, pode acarretar sérios danos à imagem de um setor e até mesmo da empresa como um todo. Não é de interesse de uma empresa, gastos para apresentar vivencias e perfis em seus processos e sim de desenvolver e tornar possível o crescimento do que já se tem de concreto em um profissional. É uma reponsabilidade do R.H identificar se aptidões e grau de maturidade estão alinhados. A prática de avaliação, seja por testes, dinâmicas ou entrevistas pessoais, são algumas das ferramentas que ajudam a chegar a uma decisão viável. Não é aprofundada, mas é um norte confiável.

Esperamos através deste trabalho uma conceituação e exemplificação coerente no que se refere à Ética Administrativa nas Organizações.

A ÉTICA PROFISSIONAL: EM AMOR SEM ESCALAS

O ambiente de alta instabilidade econômica, as novas tecnologias e a satisfação do cliente são cada vez mais difíceis de ser alcançada. O filma retrata a tentativa de compor um diferencial competitivo, um novo cenário de metas e cortes de gastos. Porém, esbarra nas questões humanas internas da corporação como um todo.

Visando minimizar seus custos operacionais, a empresa falha brutalmente nas relações humanas básicas que compreende sensibilidade e empatia que no fim, acaba acarretando prejuízo de imagem e processos que afetam o prestígio e a credibilidade da mesma.

A partir de situações conflitantes, tanto no aspecto emocional e psicológico de seus colaboradores, em situações compreensíveis como o momento delicado de desligamento da empresa, o grupo em senso comum, atribui a falta de consideração e respeito ao outro, como a maior falta de ética exemplificada no filme. Tanto os valores gerais da empresa que visa só o lucro, quanto os valores individuais do seu quadro funcional na área de Recursos Humanos, são em sentido e direção contrária ao bem-estar de seus funcionários, ou seja, aqueles que fazem a empresa funcionar de fato.

Percebemos que o filme apresenta de fato o impacto negativo que a falta de assistência e preocupação com seu quadro de colaboradores é um caminho muito perigoso e totalmente inviável para o meio empresarial. A valorização do maior patrimônio de uma organização é de fato mister para o sucesso e continuidade nos negócios e que sim! É uma questão de valor inegociável dentro da Ética de qualquer empresa.

SINOPSE DO FILME:

Amor sem Escalas Apresenta George Cloney como Ryan Bingham, um executivo de ponta com grande habilidade para o processo de desligamento dos funcionários de sua empresa e num momento onde há uma crise econômica impetuosa em seu País(EUA).

Suas técnicas de demissão passam principalmente pelo fato de não se envolver com os problemas e conflitos psicológicos dos colaboradores e nem tão pouco com o impacto negativo decorrente do desemprego dos mesmos. Um profissional indiferente, que aplica com destreza e conclui sua missão com sucesso. Ryan vê sua competência interpessoal e inteligência emocional serem ameaçados pelos novos métodos sugeridos e implantados pela empresa na qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com