TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO DE POLÍTICA INTERNACIONAL: GLOBALIZAÇÃO E AMÉRICA LATINA

Por:   •  22/5/2020  •  Artigo  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

3AVALIAÇÃO DE POLÍTICA INTERNACIONAL: GLOBALIZAÇÃO E AMÉRICA LATINA

Nome:                                                                Data:[pic 1]

1 – Em texto denominado “A desglobalização e seus inimigos” in Le Monde Diplomatique, Edição 51, 2011, Frédéric Lordon escreve:

Equilibradas sobre o fio da dívida pública, as economias ocidentais pulam de crise em crise. Cúpulas em que se decide a sorte de um país são rotina para os políticos, que, há três anos, assumem um papel de pronto-socorro das finanças. Mas um outro caminho tem sido aberto, quem tem medo da desglobalização?

(...)

A palavra “desglobalização”, cuja paternidade se convencionou atribuir ao economista filipino Walden Bello, tomou logicamente o significado de um horizonte político desejável para todas as cóleras sociais que a globalização não cessa de produzir. Porque, no fim das contas, as coisas são muito simples: se foi tão fácil chegar a um acordo para chamar de “globalização” a configuração presente do capitalismo, então também deve ser fácil entender por “desglobalização” a afirmação de um projeto de ruptura com essa ordem.

O contexto de crises do final dos anos 2000 trouxe consigo o questionamento da ordem globalizada, tão propalada durante a década de 1990. A partir da discussão da literatura sobre o tema, indique e explique: 1. A definição de desglobalização; 2. Os fatores que motivaram o processo de desglobalização em curso; 3. Os grupos políticos que defendem tal processo e as ideias que o fundamentam. A seguir selecione um caso que possa servir de exemplo da desglobalização e aprofunde sua análise.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com