TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento Do Serviço Social Na Europa E Na América Latina

Trabalho Universitário: O Surgimento Do Serviço Social Na Europa E Na América Latina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2012  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  23.887 Visualizações

Página 1 de 6

O surgimento do serviço social na Europa e na América latina.

O serviço social como instituição, existe desde os primórdios da humanidade, estando muitas vezes ligada a filantropia e a caridade e sendo fortemente influenciado pelo catolicismo. No entanto, o serviço social como é conhecido hoje, é um fato recente, com cerca e um século de existência. Para compreendermos a sua evolução, é necessário que se faça uma relação com os fatores históricos, sociais e econômicos da sociedade ao longo dos anos.Para facilitar nosso estudo, será feito um breve resumo sobre sua origem nos principais países europeus para logo após estudarmos sobre sua gênese na América latina.

1 Surgimento do serviço social na Europa

Como já foi citado, o serviço social com as configurações conhecidas hoje é um fato recente. Na Europa, sua gênese está atrelada a influência do cristianismo e ao anseio da classe burguesa de “diminuir os males sociais” da época, pois para eles, os pobres eram vistos como uma ameaça ao bem estar social. Na antiguidade a assistência aos necessitados deveria ser feita pela própria família. Com o Cristianismo os doentes, as crianças abandonadas, viúvas etc., deixaram de ser vistos como castigados por Deus, e passam a ser compreendidos como nossos “irmãos”. Já na idade média cabia a igreja católica a administração dos atos de caridade. Após a reforma protestante a pobreza deixa de ser vista como uma provação divina, e passa a ser compreendida como um fenômeno social normal. De acordo com as conclusões de Balbina Ottoni Vieira (1989, p. 33) “a pobreza é, assim, uma consequência das condições sociais e à sociedade cabe o dever de ajudar aos pobres, que passam a ter direito a esta assistência”.

1.1 Surgimento do serviço social na Inglaterra

A revolução industrial transformou as relações econômicas e sociais de toda uma época, com diversos fatores, tais como o crescimento das cidades, forte migração, proporcionando mudanças na sua organização e na forma de relação entre os homens. Isto causou uma grande “convulsão social”. Este era o cenário apropriado para o surgimento do serviço social. Os primeiros trabalhadores sociais foram chamados de “hospitalar almoners”, e tinham a função de auxiliar pacientes com dificuldades financeiras. Seu papel era de avaliar as pessoas que procuravam tratamento no hospital e garantir que eles foram considerados “bastante merecedores” do tratamento gratuito. Esta função logo se desenvolveu para cumprir novos programas sociais, e em 1905 outros hospitais já haviam adotado ideias semelhantes e esta passa a ser uma função reconhecida, passando a ser denominada de “medical social worker”.

1.2 Origem na Alemanha

Pode-se dizer que a primeira tentativa organizada de assistência aos pobres se deu em 1788 em Nuremberg. Foi criado um grupo que seria responsável por supervisionar as pessoas carentes da cidade. A reunião era formada por voluntários, que além de visitar as famílias pobres e prestar assistência, também procuravam estudar as causas da pobreza. No ano de 1852 também na Alemanha na cidade de Elberfeld, surgiu outra organização com propósitos semelhantes, mas com a inovação de que havia uma maior autonomia ao visitador para a solução dos problemas da família necessitada.

1.3 Origem na França

Semelhante ao sistema implantado na Alemanha aparece em maio de 1833 um grupo de estudantes católicos na França, sob a liderança de Frederico Ozanam. A equipe era fortemente influenciada pelo cristianismo, e a novidade consistia em ser formado por rapazes e homens para visitar os pobres, atividade que era feita exclusivamente por mulheres. A sociedade de são Vicente de Paulo sustentava que para que a luta contra os males sociais fosse realmente eficiente era imprescindível que se estudasse a fundo a natureza destes problemas; onde cada caso seria um objeto de estudo e a partir daí as providências seriam tomadas. O serviço social como profissão surgiu após a primeira guerra mundial, levado por uma corrente higienista e um desejo de justiça social. Daí surgiu as “visitadoras enfermeiras”, uma derivação da profissão de enfermagem e as “trabalhadoras sociais”. Em 1928 foi organizada a primeira reunião da Conferência Internacional de Serviço Social em Paris, por iniciativa do Dr. René Sand, que reconheceu o serviço social na França.

1.4 Origem do S.S. na Espanha

Assim como nos outros países europeus, a gênese do serviço social está ligada as duas grandes revoluções europeias e ligada a atos de caridade. O serviço social na Espanha nasce com fortes laços com a medicina, através de várias campanhas preventivas de higiene. Após a guerra civil, o processo de desenvolvimento do serviço social teve der interrompido, pois sua função agora seria de “aliviar” as consequências do pós-guerra.

Em 1932 surge a primeira escola de serviço social na Espanha, formada principalmente por mulheres. Com o passar dos anos e chegando ao ano de 1970, houve um grande aumento de escolas que ministravam o curso, totalizando 42. A partir da década de 80 ocorreram avanços no serviço social espanhol, seguindo as leis de reforma universitária.

2 Surgimento do serviço social na América latina

O serviço social na América latina foi inspirado nos moldes e na ideologia dos Estados Unidos e de países europeus, e inicialmente influenciado pela igreja católica. Com base nisso, a seguir será feito um breve resumo sobre a sua gênese em alguns países latinos americanos, especificamente Chile e Brasil.

2.1 Chile

Na história chilena, a década de 1920 é marcada por grandes conflitos e protestos e em meio a tudo isso, é formada em 1925 a primeira escola de serviço social.

Aqui, como em outros casos, o fator preponderante para a profissionalização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com