TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização

Exames: A Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do texto: A Globalização

Com a evolução das tecnologias e o acesso rápido às informações o sistema capitalista desenvolveu-se amplamente, tendo como base principal a liberação das fronteiras entre países e regiões para a comercialização de diversificados produtos, desde alimentos a filmes. A este fato nomeia-o como Globalização.

A abertura comercial defendida por essa visão vai muito mais além do que trocas de produtos, vem agregada a ela uma interação de culturas, ideologias e informações, que modificam o pensamento e a construção da identidade de um individuo.

No Brasil este fenômeno ganhou força a partir da década de 90 na qual foram possibilitadas a privatização de estatais, a abertura comercial sem salvaguardas nem contrapartida e o desmantelamento dos serviços públicos, provocando a aceleração do crescimento econômico, mas em contrapartida aumentando o índice de desigualdade social que é emposto pelo capitalismo.

Outros fatores que se agravaram com a tendência neoliberalista do mercado brasileiro foram a redução de valores religiosos, de igualdade e solidariedade, que são contrários a ideologia do capitalismo, e diminuição da soberania nacional já que se prega que não existirá fronteiras e sim uma universalização do globo.

A preocupação com o fato de que a globalização esteja gerindo a criação de uma “cultura global” em que os valores de maior poder e riqueza tenham um resultado devastador sobre a eficácia dos costumes locais e da tradição. De acordo com essa visão, a globalização é uma forma de “imperialismo cultural” em que os valores, os estilos e as visões do mundo ocidental são difundidos de modo tão agressivo que sufocam culturas nacionais particulares.

Contundo a originalidade da pluralidade cultural brasileira pode ser alterada de forma a se beneficiar com a mistura de novas tendências internacionais ou por outro lado poderá perder sua essência por causa do aumento de variadas informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com