TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização

Casos: A Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 2

A globalização e seu processo.

A globalização nos trouxe muitos fatores positivos, como maior acesso ao comércio mundial, um acesso muito grande, a evolução tecnológica na área de saúde, a informações em tempo real pela internet e celulares, etc. Porém, como tudo na vida, sempre há um lado positivo e seu contraponto negativo.

Quando se fala em "globalização" associa-se um sentido ideológico de padronização de sociedades a um processo de integração econômica sob a tutela do neoliberalismo. Há, notadamente, predomínio dos interesses financeiros pela desregulamentação dos mercados, relegando a plano secundário os seus efeitos sobre os demais organismos sociais.

Esse fenômeno proporcionou a construção de relações múltiplas no campo político, social e econômico que levaram a sociedade a questionar muitas das certezas e conquistas realizadas pelas gerações anteriores. A globalização das sociedades e a mundialização da cultura rompe a integridade social sensibilizando a capacidade, do indivíduo e das sociedades, de discernir sobre os limites de cada um e do todo.

Na realidade a globalização não é um processo homogêneo e, muito menos, seus efeitos e as suas repercussões nas sociedades.

A globalização traz na sua essência a padronização de informações, influenciando a sociedade a interagir de forma favorável aos interesses do sistema essencialmente capitalista emanado de outras sociedades econômica e tecnologicamente mais desenvolvidas. Desta forma, a cultura social se transforma, alterando-se os valores referenciais das comunidades.

O processo de globalização fundamentado pela modernização tecnológica trouxe uma visão homogênea centrada na sociedade mundial. E, justamente, essa homogeneidade social atrelada ao processo é que se torna o maior problema.

O processo da globalização não é homogêneo e, muito menos seus efeitos. As resultantes variam de acordo com as realidades sócio-econômica e cultural das populações e sua dependência de recursos externos, favorecendo, evidentemente as sociedades mais desenvolvidas e com maior poder econômico.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

ABREU, Marcelo de Paiva. (org) A ordem do progresso: cem anos de política econômica no Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1990.

AMIN, Samir. O desenvolvimento desigual: ensaio sobre as formações sociais do capitalismo periférico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1973.

FREITAG, Bárbara. A teoria crítica ontem e hoje. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.

ANHANGUERA EDUCACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Aula Tema 2: Um mundo em mudanças; impacto nas organizações e nos indivíduos.

FISIOTERAPIA 6A.

LUCAS RENATO FRANZONI

RA : 2583475076

LIMEIRA

2013

...

Baixar como  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »