TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização Nas Relações Internacionais

Por:   •  3/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 2

A globalização é resultado de uma integração mundial, ou seja, uma integração de carácter global no qual a mesma se divide em aspetos económicos, culturais e políticos.

A globalização faz parte da fase ou até mesmo o módulo mais avançado do capitalismo, sendo que com a globalização muita coisa se alterou, tendo aspetos positivos e negativos.

Começa pelo Movimento económico, político e cultural, nos anos 80, simbolicamente com a queda do muro de Berlim (1989). Podemos destacar como fatores impulsivos para a globalização, as revoluções em meios tecnológicos e nos meios de transportes.

As trocas comerciais passam a não ter fronteiras políticas, todos compram e vendem a todos.

[pic 1]


Temos vantagens, como a diminuição do preço dos bens de consumo, até porque havendo concorrência é sinónimo de preços mais baixos; o aumento significativo do volume de negócios e riqueza dos empresários privados, tudo isto é favorecido também pela abertura das fronteiras, para a circulação de pessoas e bens e beneficiando as trocas culturais.

[pic 2]


[pic 3]

Mas por outro lado temos também as desvantagens, e como consequência negativa temos a desindustrialização dos países do 1º mundo, sendo que o aumento da produção industrial para reduzir os preços, origina o esgotamento dos recursos naturais e também dá origem a um aumento da poluição catastrófico; por sua vez as novas indústrias são sustentadas por mão-de-obra barata e sem direitos e assim desencadeia o aumento do desemprego.

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (212.1 Kb)   docx (160.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com