TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Por:   •  16/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVALI

PRIMEIRO PERIODO

HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Itamar Siebert

Natalia Sarda Carvalho

TRATADO DE UTRETCH

Após a morte de Carlos II (1700), o qual ocupava o trono da Espanha, o herdeiro possível para ocupar seu cargo era o Duque de Anjou Felipe de Bourbon. Porém, Felipe era neto de Luís XIV, rei da França, sendo então, um possível herdeiro ao trono francês. Temendo uma união político-militar entre França e Espanha, a Inglaterra posicionou-se contraria a essa ideia, então juntamente com a Áustria, Holanda, Suécia, Dinamarca e outros pequenos países formaram a “Grande Aliança” contra a união desses países.

A guerra se estendeu por onze anos (1702-1713). No início, Portugal aceitou a união da Espanha e França, mas com o decorrer da guerra, se tornaram contrários a junção e se tornaram aliados da Inglaterra. Os conflitos passaram pelo norte da Itália, pela França, Península Ibérica, Países Baixos e até por principados alemães. Mesmo com os conflitos, Felipe V continuou no trono espanhol mas abdicou da sucessão do trono francês.

Com a tensão estabelecida, e o fortalecimento da “Grande Aliança”, Felipe V abdica o trono espanhol. Na cidade holandesa de Utretch, a Inglaterra, Portugal e os outros países envolvidos na guerra se reuniram para concretizar o Tratado de Utretch.

O tratado remodelou a Europa, obrigou a França a entregar os territórios da Nova Escócia e da Terra nova a Inglaterra, e a Espanha cedeu a região de Gibraltar para a Inglaterra também. O tratado contribuiu para a ruptura do pacto colonial, dando a Inglaterra certas vantagens como, livre trânsito para vender e comprar mercadorias diretamente com os colonos da América Espanhola. Essas conquistas da Inglaterra a colocou na frente como potência nos campos da exploração naval, comercial e colonial.

Segundo a pesquisadora Junia Furtado: As negociações luso-espanholas no Congresso de Utrecht (1712-1715), tendo os ingleses como mediadores, foram custosas e demoradas. No que dizia respeito à Europa, Portugal e Espanha basicamente devolveram uma à outra as praças conquistadas. Quanto à América, versaram não só sobre a questão da Colônia do Sacramento, que foi devolvida aos portugueses, mas também sobre a restituição de navios portugueses que haviam sido presos em Buenos Aires, acusados de contrabando. ”  

REFERENCIAS

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/tratado-utrecht.htm   Acesso em 27/03/2018 as 21:12

https://alunosonline.uol.com.br/historia/tratado-utrecht.html   Acesso em 27/03/2018 as 21:20

https://www.todamateria.com.br/tratado-de-utrecht/ Acesso em 27/03/2018 as 21:47

FURTADO, Júnia Ferreira. Guerra, diplomacia e mapas: Guerra de Sucessão Espanhola, o Tratado de Ultrecht e a América portuguesa na cartografia de D'Anville. Topoi, v. 12, n. 23, jul-dez., 2011, p. 69.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (297 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com