TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VELHA ORDEM MUDOU

Artigos Científicos: A VELHA ORDEM MUDOU. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  920 Visualizações

Página 1 de 2

Os franceses do inicio do século XVIII eram governados por um sistema denominado feudalismo. O país era dividido em três estados:

1 – Clero: Nível mais alto de riqueza. Composto por sacerdotes e bispos;

2 – Nobreza: Composto por cerca de 140.000 pessoas.

3 – Povo: Classe sem representatividade e privilégios. Era composto por cerca de 95% da população francesa.

As classes privilegiadas, eram isentas de qualquer tipo de taxação. E os próprios diziam que seria o fim se eles tivessem que pagar taxas como a gente comum, que se tratava do Terceiro Estado, enquanto eles pagavam dízimo ao clero e taxas feudais aos nobres.

O sistema tributário da França era totalmente desorganizado. Gastavam muito sem nenhum objetivo e o meio para recuperarem o prejuízo era recolher maior quantidade de dinheiro do povo.

Porém, o governo da França estava com uma situação financeira caótica, foi onde surgiu a ideia,uma minoria, de que a classe privilegiada também teria que pagar impostos para o governo. Eles se opuseram radicalmente a essa medida tomada pelo ministro das finanças, Turgot em 1776.

O dinheiro da França era gastado de forma totalmente desnecessária, nessa época tinha o Livre Rouge, no qual era um livro vermelho que continha a lista de todas as pessoas que recebiam pensões do governo, um claro exemplo era o barbeiro Ducrest que recebia 1.700 libras por ano, porque havia sido cabelereiro da filha do conde Artois, mesmo a criança tendo morrido antes mesmo de ter cabelos para pentear.Essa é uma amostra de que o dinheiro da França era gastado de forma totalmente insensata.

A Revolução Francesa mudou muito o modo de vida do camponês. Eles conseguiram se isentar de alguns impostos com a ajuda a burguesia. Esta, realizou essa revolução com o interesse de aumentar o seu domínio na sociedade. Almejava ter o mesmo controle político como tinha o controle de capital.

Diante disso, a burguesia foi a classe que mais lucrou com a revolução. Ela “especulou as terras tomadas da Igreja e da Nobreza, faturou imensas fortunas através de contratos enganosos com o exército”- p.150. Ela conquistou o direito de compra e venda de como e quando lhe agradasse.

O Código Napoleônico acabou com o feudalismo em todos os países e continentes. A servidão foi abolida, os pagamentos e obrigações feudais acabaram eliminados. Dessa forma, surgiu um “sistema baseado na livre troca de mercadorias, com o objetivo de obter lucro, denominado capitalismo” –p.153

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com