TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história da criação de um importante bloco econômico europeu. A União Europeia (UE)

Artigo: A história da criação de um importante bloco econômico europeu. A União Europeia (UE). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/7/2014  •  Artigo  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 4

A União Europeia é o maior bloco econômico do mundo, conhecido pela livre circulação de bens, pessoas e mercadorias e pela adoção de uma moeda única: o euro. A origem data, oficialmente, o dia 07 de Fevereiro de 1992, mas sua criação esteve intimamente ligada a processos anteriores de criação de um grande bloco econômico europeu. Originada da Comunidade Econômica Européia (CEE), fundada em 1957, pelo Tratado de Roma, a União Européia (UE) é o segundo maior bloco econômico do mundo em termos de PIB: 8 trilhões de dólares.

Formado por 15 países da Europa Ocidental, sua população é estimada em 374 milhões de habitantes. No momento, cuida-se da incorporação de mais 11 países do Leste Europeu à União Européia, o que multiplicará os esforços do bloco já formado para atender às questões sociais não resolvidas no espaço geográfico dos novos associados, com a inclusão desses países a UE passará a contar com 26 Países Membros.

Os países que compõem a União Europeia são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca,Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República, Romênia e Suécia. Macedônia, Croácia e Turquia estão em fase de negociação para poder ingressar na UE.

Em 1992 é consolidado o Mercado Comum Europeu, com a eliminação das últimas barreiras alfandegárias entre os países-membros. Pelo Tratado de Maastricht (cidade da Holanda), a União Européia entra em funcionamento a partir de 1º de novembro de 1993.

Dois outros tratados complementam o Tratado de Maastricht, um para tratar da União Política e o outro para cuidar da União Monetária e Econômica.

O Euro é a moeda única criada pela União Européia, no momento já sendo utilizada em substituição as demais moedas da maioria dos demais Países Membros, desde 1º de janeiro de 2002. Esta nova moeda, circulando em cédulas e moedas, em curso na comunidade financeira internacional, já se consolidou e se afirma, a cada dia, como alternativa ao dólar norte-americano nas transações comerciais.

Três países ainda resistem ao fim da emissão de sua própria moeda, Reino Unido, Suécia e Dinamarca, por temer as conseqüências da perda da sua soberania.

O Tratado de Maastricht foi assinado no ano de 1992 e efetivou a criação da então União Europeia (UE), que é o resultado de décadas de integração dos países europeus numa tentativa de fortalecer suas economias e ganhar destaque no cenário econômico internacional. A “Europa dos Seis”, antes composta pelos membros do Benelux mais França, Itália e Alemanha transformava-se na “Europa dos Quinze” com a entrada de países como Reino Unido, Grécia, Dinamarca, Irlanda, Portugal, Espanha, Áustria, Finlândia e Suécia. Juntos, estes 15 países deram início ao bloco econômico de maior relevância no cenário global atualmente, único que realmente faz frente à economia americana.

Hoje após um crescimento contínuo a União Europeia possui um número de 27 países membros com pretensões de chegar a 30, para aumentar seu poder econômico. Para que um país torne-se membro do bloco é preciso que o mesmo preencha os requisitos políticos e econômicos dos critérios de Copenhague, sendo efetivado como membro apenas após 10

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com