TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acordos internacionais sobre tarifas e comércio

Artigo: Acordos internacionais sobre tarifas e comércio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Artigo  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão de Negócios Internacionais

GATT , acordo Geral sobre Pautas Aduaneiras e Comércio ou Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio. Em inglês: General Agreement on Tariffs and Trade, GATT. Criado em 1947, tendo em vista harmonizar as políticas aduaneiras dos Estados signatários. Está na base da criação da Organização Mundial de Comércio. É um conjunto de normas e concessões tarifárias, criado com a função de impulsionar a liberalização comercial e combater práticas protecionistas, regular, provisoriamente, as relações comerciais internacionais.

Em 1947, visando impulsionar a liberalização comercial, combater práticas protecionistas adotadas desde a década de 1930, 23 países, posteriormente denominados fundadores, iniciaram negociações tarifárias na Ronda de Genebra. Essa primeira ronda de negociações resultou em 45.000 concessões e o conjunto de normas e concessões tarifárias estabelecido passou a ser denominado Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio.

Esse acordo seria temporário, até a criação da OIC - Organização Internacional de Comércio.Foi um órgão criado a fim de harmonizar a política aduaneira entre países, mas não tinha o poder de punir. Entretanto, em uma reunião da OMC em 2003, com a liderança de Brasil, África do Sul e Índia, foi criado o G20 países em desenvolvimento; a partir daí, teve o poder de fiscalizar, julgar e punir países infratores.

OMC, o surgimento foi um importante marco na ordem internacional que começara a ser delineada no fim da Segunda Guerra Mundial. Ela surge a partir dos preceitos estabelecidos pela Organização Internacional do Comércio, consolidados na Carta de Havana, e, uma vez que esta não foi levada adiante pela não aceitação do Congresso dos Estados Unidos, principal economia do planeta, com um PIB maior do que o das outras potências todas somadas, imputou-os no GATT de 1959, um acordo temporário, que acabou vigorando até a criação efetiva da OMC após as negociações da Ronda do Uruguai em 1993.Entrou em funcionamento em 1 de janeiro de 1995. Em 23 de julho de 2008, Cabo Verde tornou-se membro. Em 16 de dezembro de 2011, a Rússia tornou-se membro.

Suas principais caracteristicas são gerenciar os acordos que compõem o sistema multilateral de comércio. Servir de fórum para comércio nacional , firmar acordos internacionais,supervisionar a adoção dos acordos e implementação destes acordos pelos membros da organização, verificar as políticas comerciais nacionais. Uma função também muito importante é o sistema de resolução de controvérsias da OMC, além disso, a cada dois anos deve realizar pelo menos uma Conferência Ministerial.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

3.2 "Do GATT à OMC" p. 31 do livro-texto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com