TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GATT: o acordo geral sobre tarifas e comércio

Artigo: GATT: o acordo geral sobre tarifas e comércio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Artigo  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  892 Visualizações

Página 1 de 4

O que foi o GATT?

Criado para combater o protecionismo e regular provisoriamente as relações comerciais e internacionais, o acordo geral sobre tarifas e comércio, o GATT tentava entender os principais problemas que influenciavam nas relações entre os países, visando à melhoria de vida dos cidadãos e liberação da economia mundial, elevando a produção e emprego nos países.

Como surgiu a OMC e quais suas principais características?

Criado a partir do GATT após a segunda guerra mundial, a Organização Mundial do Comércio, é uma organização internacional que trata das regras sobre o comercio entre estados. Tem como principais características gerenciar os acordos de comércios, servir de fórum para comercio internacional, supervisionar a adoção dos acordos e implementação dos mesmos, visando assim a melhoria de vida, empregabilidade, expansão do comércio, proteção do meio ambiente e utilização correta dos recursos naturais.

Através da planificação institucional, tem-se bem próxima a falência do sistema de preços, a relativa imobilidade dos agentes econômicos, a letargia dos setores produtivos responsável pela rigidez da oferta global , a queda continuada dos salários reais. Da mesma forma, a quase inexistência de externalidades advindas do comércio exterior, um crescente endividamento externo e, inclusive, uma prolongada dependência político-econômica, na maioria das vezes, incentivada pelo paradoxal dinamismo dos mercados externos. As variações quantitativas da renda nacional mostram seguramente o avanço dos setores estratégicos das economias, bem como a capacidade preparatória para o atingimento do desenvolvimento econômico-social. Porém, para que isso aconteça torna-se necessário que as alterações estruturais provocadas pelo crescimento dos principais agregados macroeconômicos sejam expressivas por um largo período de tempo, bem como capazes de provocar mutações na estrutura social, sob o signo das liberdades individuais. Sem crescimento, portanto, não existe desenvolvimento e, para que haja de fato crescimento econômico, a liberdade de acumulação e de reprodução do capital torna-se mais do que necessária

a) O que foi o GATT?

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos por meio de um maior fluxo de mercadorias e também com o objetivo de entender os problemas econômicos que influíam nas relações entre os países, foi negociado o Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT). O GATT47 visava à liberação da economia mundial, e em conseqüência elevar a produção e o emprego nos países.

A base do GATT é a sua cláusula primeira, chamada: Cláusula da Nação mais favorecida. Este cláusula tem em vista a promoção das trocas comerciais de forma livre e não discriminatória. Esta cláusula determina: “Qualquer vantagem, favor, privilégio ou imunidade concedida por uma parte contraente a um produto originário de outro país ou a ele destinado será imediata e incondicionalmente extensiva a outros produtos similares originários dos territórios de qualquer outra parte contraente ou a elas destinadas”.

Com a entrada de novos membros, foi possível a criação de medidas de salvaguarda, como a adoção de restrições quantitativas discriminatórias sobre as exportações, porém essas práticas (consideradas protecionistas) desrespeitavam a cláusula que fundamenta o acordo (Nação mais favorecida). (ex: EUA x Brasil - EUA sobretaxou o algodão brasileiro e causou um desfalque da economia do Brasil. Ganho de causa foi dado pelo OMC ao Brasil, que tem permissão para sobretaxar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com