TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Relações Internacionais

Por:   •  20/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

Exercício 4

Poder de normalização (texto 2)

Sociabilidade autoritária (texto 3)

Estratégia antropoêmica (texto 2)

***Introdução***

Discutiremos nesse texto a relação entre violência e racismo com base nas mensagens de intolerância nas redes sociais. A discussão será baseada nos conceitos de poder de normalização e estratégia antropoêmica de Mário Fonseca e sociabilidade autoritária de Marilena Chauí.  

***interpretação de textualidade***

A primeira textualidade mostra o preconceito com os gays se referindo a eles como “imundos” e que “ser gay” é o cúmulo onde a sociedade pode chegar e se transformar. A segunda textualidade mostra a raiva contra o negro se referindo a ele como “macaco” pedindo a ele para se matar e voltar para a África e insinuando que, por ter olho azul, pele branca e cabelo liso, é melhor do que o negro. A terceira textualidade mostra mais um preconceito com os nordestinos pelo fato de acha-los “feios”. A quarta textualidade mostra, de certa forma, o machismo, onde o cantor Biel fala que mulher que anda com um determinado tipo de roupa, não merece respeito. As quatro textualidades, de uma forma geral, mostram certos tipos de preconceito com determinados tipos de pessoas, onde, levam-nas a julgá-las sem ao menos conhece-las.

***poder de normalização***

O conceito de poder de normalização de Mário Fonseca tem a seguinte pergunta: “Como é possível articular o poder de fazer viver e o poder de matar ao mesmo tempo?”. Simples, é o estado que normaliza quem vai viver e quem vai morrer ressaltando que a morte pode estar relacionada à vários sentidos como seu sentido físico ou social. E isso gera consequências, como por exemplo, o racismo de estado e o genocídio. Isso pode ser afirmado no trecho: “Trocando em miúdos, se o poder de normalização quiser exercer o direito de matar, ele terá de passar pelo racismo. “E tirar a vida não poderá ser entendido apenas como assassínio direto, mas tudo o que pode assassinar, exposição à morte, morte política, expulsão, rejeição e outros métodos de exclusão” (citação). Esse conceito pode ser relacionado com a terceira textualidade onde a pessoa acha que o indivíduo tem que morrer pelo simples fato dele ser negro.

***sociabilidade autoritária***

O conceito de sociabilidade autoritária de Marilena Chauí é um conceito social relacionado a convivência autoritária, ou seja, como se a convivência cotidiana existente fosse exatamente violenta por causa de laços históricos, políticos e culturais criados desde a colonização. Por isso, várias formas de relação se colocaram e se desenvolveram em conflito, como por exemplo, o machismo e relacionamentos abusivos. Segundo o autor: “A subjetividade e a intersubjetividade éticas são ações e a ética é que existe pela e na ação dos sujeitos individuais e sociais, definidos por laços e formas de sociabilidade criados também pela ação humana em condições históricas determinadas. Etimologicamente, violência [...] significa: [...] “todo ato de força contra a espontaneidade, a vontade e a liberdade de alguém (é coagir, constranger, torturar, brutalizar) [...]””. Esse conceito pode ser relacionado com a quarta textualidade em que o cantor Biel tem uma expressão machista e violenta contra as mulheres as impedindo de usar certos tipos de roupas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com