TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Relações Internacionais

Por:   •  30/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1  (0,5) - Conceitos e relações

I) O que é política externa? E relações internacionais? (0,25)

II) Como se relacionam a política externa e a política interna de um Estado e de uma nação? Exemplifique  citando o Brasil. (0,25)

Questão 2  (0,5) - Globalização, ONU, Multilaterais

I) Defina globalização, segundo Milton Santos e Morin. (0,15)

II) Como se organiza a ONU? Qual sua estrutura e como os Estados membros se relacionam no mundo globalizado?  Cite algumas iniciativas e programas relevantes para o Brasil, na contemporaneidade, no atual estágio de globalização. (0,25)

III) Em que instituições multilaterais o Brasil tem acento? (0,10)

Questão 3  (2,5 pontos)

Escreva dois parágrafos, observando as demandas das sociedades para  se tornarem sustentáveis no século XXI, dando relevância para os desafios brasileiros, neste tempos .

 (a)   os desafios e as possibilidades brasileiras na comunidade global, considerando os grandes desafios brasileiros: a redução das disparidades sociais, a superação das vulnerabilidades externas, a concretização do potencial brasileiro e o fortalecimento da democracia, segundo o livro “Desafios brasileiros na era dos gigantes¨

 (b)   sobre as possibilidades de realização do potencial socioeconômico e ambiental brasileiro no contexto global.

 Considere:

 I)  A posição do Brasil em relação aos blocos geopolíticos, incluindo aqueles que integra e também os demais, como União Europeia e OPEP(1,0)

 II) A posição do Brasil na ONU, o lugar da língua portuguesa, a relação com o superpoder dos Estados Unidos e o crescente poder geopolítico da China. (0,25)

 III) As desigualdades históricas internas, o racismo, o machismo, o modelo desenvolvimento capitalista subordinado e as questões socioambientais resultantes.(0,5)

 IV) Os conflitos de interesses entre a elite brasileira e a população em geral, em temas internacionais. Tratas de grupos específicos: Pessoas dos interiores, indígenas, quilombolas, agricultores, populações urbanas.  (0,25)

 V) Quem ganha e quem perde com a autonomia brasileira, usando como exemplo os BRICs, o MERCOSUL, a UNASUL. (0,5)

Questão 4  (2,5 pontos)

BRICS

No livro Desafios Brasileiros na Era dos Gigantes o autor, Samuel Pinheiro Guimarães, considera principais desafios brasileiros: 1. A superação dos três grandes desafios do Brasil: as disparidades sociais, econômicas, de gênero, culturais, raciais, regionais etc; 2.as vulnerabilidades externas de ordem econômica, tecnológica, política, militar e ideológica; e, 3.  a realização do potencial econômico, político e militar do País.

Guimarães também propõe estratégias para que o Brasil se consolide e exerça o poder pela paz e bem viver, entre elas: A  articulação  para  a  inclusão  do  Brasil  nos  principais  centros  de  decisão    do sistema de governança mundial, tais como o Conselho de Segurança da ONU e o G-8 (GUIMARÃES,2006).

     I)   Com base nessas reflexões, e nos trabalhos desenvolvidos no processo da disciplina, escreva sobre os BRICS. O que é? Como se integra à estratégia acima, proposta por Guimarães? Que países compõem os BRICS? Qual a importância do banco criado em julho de 2014 pelas nações que integram o grupo de emergentes? Qual relevância dos BRICS para o Brasil e qual o peso do Brasil na multilateral? Trate dos desafios e das possibilidades do novo agrupamento.  (1 ponto)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com