TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema AVA

Exames: Aula Tema AVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 2

AULA TEMA 01: CARTILHA

PROJETO CIDADÃO, TEMA: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER.

Durante muito tempo algumas mulheres por medo ou falta de informações, não deixavam ou não falavam para o governo sobre seus agressores, por talvez forem muito próximos delas mesmo, como por exemplo, seu marido, irmão, pai, mãe e etc. Mas a situação hoje em dia está bem diferente, com a criação da secretaria de políticas para mulheres (SPM) 2003, e com a sanção da lei 11.340 – Lei Maria da Penha – em 2006. As mulheres que eram agredidas começaram a denunciar seus agressores e eram prestado atendimento para os casos mais graves, podendo assim ter até mesmo a prisão dos agressores.

Mulheres sendo agredidas em frente ao seus filhos, Pais batendo em suas filhas, com a nova lei implantada em 2006, se ouve pouco dizer que uma mulher foi espancada dentro de sua casa, ou que algo aconteceu com ela. Mulheres precisam ser cuidadas e não espancadas principalmente por seus maridos.Promover o debate e a reflexão sobre a violência domestica e familiar é responsabilidade de todos e todas e a informação é a melhor estratégia para enfrentar este problema.

Para todo mundo saber o porque o nome da lei é Maria da Penha, vamos dizer a história dela aqui.

Maria da Penha Maia Fernandes é uma brasileira que, em 1983, sofreu duas tentativas de homicídio por parte de seu ex-marido e pai de suas 3 filhas, o professor universitário e economista, marcos Viveiros. A primeira tentativa foi com um tiro em suas costas enquanto dormia e a segunda tentativa tentou eletrocutá-la no banho. O resultado das duas agressões foi a perda de movimento das pernas, o que a deixou paraplégica, presa a uma cadeira de rodas, alem de outras sequelas.

Diante a impunidade do crime, Maria da Penha recorreu à Comissão de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) para que a justiça tomasse uma decisão definitiva diante das agressões. Em 2001, o Brasil foi condenado pela comissão por impunidade no caso de violência contra mulheres, e a lei foi finalmente criada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com