TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Sociologia 1 A 8

Artigo: Ava Sociologia 1 A 8. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  5.943 Palavras (24 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 24

Aula Tema 1 - A Sociologia da Educação e os Enfoques Teóricos da Sociologia na Educação: O Positivismo de Auguste Comte

1 Considerando a Sociologia da Educação, é incorreto dizer que: Escolher uma resposta.

Resposta correta: Uma forma única de educar, se bem elaborada, contempla qualquer aluno, independentemente das diferenças sociais e individuais existentes.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta porque a Sociologia da Educação debate o processo educacional e enfatiza sua necessidade de multiplicidade, bem como nega a existência de uma forma ou de um modelo único de educação, considerando a inserção dos alunos em diferentes contextos sociais.

2 Auguste Comte:

I. Lançou a noção da Sociologia como uma nova ciência.

II. Elaborou o Positivismo como doutrina filosófica.

III. Atribuiu à Sociologia um método próprio, não baseado em outras ciências.

IV. Na evolução da humanidade em direção ao progresso, defendia a ausência de ordens preestabelecidas e a necessidade de mudanças profundas. Estão corretas as afirmações: Escolher uma resposta.

Resposta correta: I e II.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Essa resposta é correta porque foi Auguste Comte quem lançou a noção daSociologia, tida inicialmente como Física Social, como uma nova ciência, e atribuiu a ela um funcionamento semelhante ao das ciências naturais. O pensador também desenvolveu a doutrina positivista, como uma filosofia burguesa liberal.

3 (FADESP, 2008 – Professor de Sociologia) Auguste Comte fundamenta a sua concepção de ciência no/na: Escolher uma resposta.

Resposta correta: Lei dos três estados.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Essa resposta é correta porque na lei dos estados há um ponto importante do pensamento de Auguste Comte. Além disso, essa opção expressa uma ideia evolucionista do desenvolvimento intelectual humano ao longo da História.

4 (FADESP, 2008 – Professor de Sociologia) O Positivismo, um dos conceitos mais complexos da Sociologia, caracteriza-se pelas dimensões: Escolher uma resposta.

Resposta correta: Filosófica e sociológica.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Essa resposta é correta porque o positivismo, sobretudo na obra de Auguste Comte, deve ser considerado por dois aspectos: filosoficamente, como corrente de pensamento; e sociologicamente, como projeto para reorganizar a sociedade humana

5 No que se refere à relação entre o Positivismo e a Educação, é possível observar que:Escolher uma resposta.

Resposta correta: A educação está baseada em uma relação autoritária e hierárquica entre o educador e seus respectivos educandos.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Essa resposta é correta porque na perspectiva positivista, a educação reflete uma hierarquia do poder espiritual positivo, ou seja, deve impor a autoridade a partir de uma concepção hierárquica entre educador e educando.

6 (UPENET, 2011 – Professor de Cultura, Cidadania e Sociologia – ADAPTADA) A escola é uma instituição social que representa o contexto que a rodeia e, nessa condição, vivencia e reflete o conjunto de fatores histórico-sociais e culturais. Ao desenvolver sua função educativa, a escola: Escolher uma resposta.

Resposta correta: É um lugar privilegiado onde gestores, professores, alunos e pais têm oportunidade de ensinar, aprender e socializar a diversidade de saberes, respeitando as individualidades e propiciando o acesso ao conhecimento científico, construído socialmente de forma ética e democrática.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Essa resposta é correta porque evidencia a conexão existente entre a escola e o seu funcionamento; e entre a sociedade e os seus aspectos culturais, dentre outras coisas.

1) Sobre o pensamento de Émile Durkheim, assinale a alternativa incorreta:

Escolher uma resposta.

Resposta Correta: A anomia e as alterações morais possibilitam a harmonia e o equilíbrio social.

Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! A resposta está correta, pois na visão de Durkheim as alterações na moral levam a uma realidade confusa e desajustada na sociedade, chamada de anomia.

2) Na perspectiva de Durkheim, a escola atua no desenvolvimento da consciência coletiva nos indivíduos favorecendo assim a manutenção do equilíbrio social. Nesse contexto, é possível afirmar que: Escolher uma resposta.

Resposta correta: As práticas pedagógicas escolares são vinculadas às estruturas sociais.

Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! A resposta está correta por levar em consideração que a escola tem a função de intermediar a coerção que a sociedade exerce sobre o indivíduo, daí a correlação direta entre as práticas pedagógicas e a estrutura social.

3) Em suas análises sobre a mudança social, Durkheim apontou que com o advento da era industrial consolidou-se a solidariedade orgânica.A partir desse aspecto da teoria durkheimiana, não se pode afirmar que: Escolher uma resposta.

Resposta Correta: Na sociedade moderna, a solidariedade orgânica e a divisão do trabalho implicam uma menor dependência entre os indivíduos por causa dos salários.

Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! A resposta estácorreta, pois na sociedade moderna, com o advento da industrialização e da solidariedade orgânica, as pessoas se tornam cada vez mais dependentes umas das outras, já que sempre há a necessidade de bens e serviços supridos por pessoas em outras ocupações.

4) Aula tema 02: Enfoques Teóricos da Sociologia na Educação: Sociologia Moderna de Èmile Durkheim

Durkheim aponta a educação como um fato social e essa percepção não é compatível com a ideia de que:

Escolher uma resposta.

Resposta Correta: Como fato social, a educação se faz independente do contexto social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com