TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho AVA Sociologia Anhanguera

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho AVA Sociologia Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 3

“A Sociologia weberiana e a Educação” - Alonso Bezerra de Carvalho

1) Como, no contexto da obra de Max Weber, pode ser definida a educação de caráter institucional, racional e burocrático? Qual é a crítica que se pode fazer a esse tipo de educação?

institucional pq existe a intervenção do Estado, racional pq tem objetivos e fins, burocratica pq forma uma sociedade hierarquizada, seguem regras burocraticas( para Weber a burocracia é necessaria as ações de um estado ). Apontou a tranformação dos individuos como especialistas sem espirito e edonistas sem coração. Weber critica esse modelo de educação que se caracteriza na limitação de desenvolvimento do indivividuo que promove o conhecimento e a informação, porém, não estimulava a reflexão própria.

2) Nas visões de Max Weber e, também de Alonso Bezerra de Carvalho, qual o objetivo principal da educação? E qual deve ser o comportamento do professor para que esse objetivo seja alcançado?

A defesa do fornecimento de liberdade e autonomia aos alunos, onde o professor tem uma postura neutra que favorece a reflexão dos alunos, que dão a liberdade de escolha e contrução de pensamento. O docente deve sempre buscar o equilibrio entre a ação do seu ponto de vista e a neutralidade.

As ideias de Max Weber, sua trajetória e suas experiências escolares

1) Até que ponto você considera que o comportamento desses professores burocráticos-disciplinadores comprometeu a sua formação escolar? Dê detalhes de como, exatamente, eles agiam.

Na primeira série, eu era a criança mais nova da sala com cinco anos , enquanto os demais já tinham sete, não cursei o jardim e a pré escola, no entanto, entrei alfabetizada com o empenho dos meus pais ao me ensinar em casa. O fato de não ter cursado a pré escola, me diferenciou dos demais alumos quando a questão era comportamento, eu era inquieta, chorava alto e frequentemente a professora se irritava comigo. Houve um dia em que ela se demosntrava

impaciente , mas mesmo assim tentava explicar o conteúdo na lousa, eu tinha dois amigos agitados que sentavam perto de mim, e contantemente faziam brincadeiras em que eu dava gargalhadas e atrapalhava o andamento da aula, por sua vez, a professora irritada por ter chamado minha atenção pela segunda vez, me perguntou do que se tratava o assunto da aula, e eu não soube responder por ter me distraido com as tais brincadeiras. No intuito de exemplificar o castigo aplicado aos indisciplinados, ela pegou uma cartolina em cima do armario, confeccionou um chapéu, escreveu BURRO colocou em minha cabeça e virou-me de costas atrás da porta, enquanto todos riam, eu chorei até a hora da saida, e profunadamente magoada e constrangida me neguei a ir pra escola por duas semanas. Minha mãe preocupada, foi até a escola perguntar o que tinha acontecido e a professora disse que eu havia ficado de castigo por não obedecer, mas não contou os detalhes do incidente. Voltei a escola, mudei de lugar e passei a sentar bem próxima a professora. A partir daí, fui uma criança reservada, não intaragia , tive receio de tudo e muito medo de ser chamada a atenção, não participava de eventos, porque tinha vergonha dos olhares alheios e no ensino médio me negava a falar em público nas apresentações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com