TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ação Trabalhista

Trabalho Universitário: Ação Trabalhista. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  2.520 Palavras (11 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE TEOLÓGICA DA ASSEMBLÉIA DE DEUS DE BRASÍLIA

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO

BRASÍLIA, AGOSTO DE 2014

FACULDADE TEOLÓGICA DA ASSEMBLÉIA DE DEUS DE BRASÍLIA

A ESTRUTURA DO NOVO TESTAMENTO

OLACIR JOSÉ DOS SANTOS

BRASÍLIA

2014

SUMÁRIO

Espaço de 1 linha

Espaço de 1 linha

INTRODUÇÃO 4

2 O QUE É O NOVO TESTAMENTO 5

3. AS DIVISÕES DO NOVO TESTAMENTO 5

3.1 TABELA DAS DIVISÕES DO NOVO TESTAMENTO 6

3.2 OS EVANGELHOS 6

3.2.1 EVANGELHO DE MATEUS 7

3.2.2 EVANGELHO DE MARCOS 7

3.2.1 EVANGELHO DE LUCAS 7

3.2.1 EVANGELHO DE JOÃO 7

3.3 EPÍSTOLAS PAULINAS 8

3.4 ATOS DOS APÓSTOLOS 9

3.5 EPÍSTOLAS GERAIS 9

3.6 APOCALIPSE 9

4. CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS 11

INTRODUÇÃO

Espaço de 1 linha

Novo Testamento é o nome dado à coleção de livros que compõe a segunda parte da Bíblia cristã, cujo conteúdo foi escrito após a morte de Jesus Cristo e é dirigido explicitamente aos cristãos, embora dentro da religião cristã tanto o Antigo Testamento (a primeira parte) quanto o Novo Testamento são considerados, em conjunto, Escrituras Sagradas.

Os livros que compõe essa segunda parte da Bíblia foram escritos a medida que o cristianismo era difundido no mundo antigo, refletindo e servindo como fonte para a teologia cristã. Essa coleção de 27 livros influenciou não apenas a religião, a política e a filosofia, mas também deixou sua marca permanente na literatura, na arte e na música.

2. O QUE É O NOVO TESTAMENTO

Nos anos imediatamente subsequentes à morte de Jesus, o termo “Novo Testamento” não se referia a uma coletânea de livros sobre a vida e morte do Senhor, porém mais precisamente a algo que Ele disse a Seus discípulos na noite da Última Ceia: “Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados” (Mateus 26:28; grifo do autor). As palavras gregas traduzidas como “novo testamento” na verdade dizem respeito a um convênio, o novo convênio que o Salvador nos proporcionou por meio da Expiação. As escrituras registradas na Bíblia e conhecidas como Novo Testamento descrevem, documentam e ensinam sobre o novo convênio entre o Senhor e Seu povo.

Nem todos esses livros foram aceitos imediatamente pela Igreja. Algumas dessas cartas foram contestadas na antiguidade, como Apocalipse de João e algumas Epístolas católicas menores (II Pedro, Judas, Tiago, II e III João). Entretanto, gradualmente eles se juntaram a coleção já existente que era aceita pelos cristãos, formando o cânone do Novo Testamento.

Outros livros, como o Pastor de Hermas, a epístola de Policarpo, as de Inácio e as de Clemente (I e II Clemente), circularam na coleção antiga de livros que era aceita por algumas comunidades cristãs. Porém, esses livros foram excluídos do Novo Testamento pela Igreja primitiva.

3.-AS DIVISÕES DO NOVO TESTAMENTO

Os escritos preservados no Novo Testamento enfocam diferentes aspectos do ministério do Salvador. O Novo Testamento começa com os Evangelhos, termo que significa “boas novas”, com referência à vida, ao ministério e ao papel divino de Jesus Cristo. O Novo Testamento também contém o relato histórico dos primeiros esforços missionários da Igreja (o livro de Atos); cartas dos primeiros líderes, como Pedro e Paulo, que exortavam os cristãos da época (também chamados de santos) a permanecerem firmes na fé; um testemunho (Hebreus); e o Apocalipse, que promete o retorno do Senhor nos últimos dias. Cada um dos autores tinha uma perspectiva diferente a oferecer, e cada um escreveu com um público-alvo específico — não se tratava de uma tentativa de preencher lacunas visíveis no registro histórico. Em meados do Século IV d.C., os 27 livros que registram o novo convênio do Senhor foram reunidos e postos na ordem em que aparecem hoje.

Esp

3.1 TABELA DAS DIVISÕES DO NOVO TESTAMENTO

EVANGELHOS HISTÓRIA

1. MATEUS

2. MARCOS

3. LUCAS

4. JOÃO

1. ATOS DOS APOSTOLOS

EPÍSTOLAS PROFECIA

TITO

ROMANOS FILEMOM

1ª CORÍNTIOS HEBREUS

2ª CORÍNTIOS TIAGO

GÁLATAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com