TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco Hsbc

Casos: Banco Hsbc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 3

Uma empresa decide registrar a rotina e a vida pessoal de trabalhadores. Monta dossiês, com detalhes sobre horário de saída e volta para casa, local de destino, meio de transporte utilizado, hábitos de consumo e informações sobre cônjuges e filhos. Parece uma situação típica da ditadura civil-militar (1964- 1985), mas isso ocorreu entre os anos de 1999 e 2003. E a empresa em questão é o banco inglês HSBC. As violações em série cometidas pelo banco foram parar nos tribunais. No início de fevereiro, o HSBC foi condenado a pagar indenização de R$ 67,5 milhões por danos morais coletivos. Para cada funcionário, era preparado um dossiê correspondente, que além das informações básicas pessoais também incluía consultas de antecedentes criminais, restrições creditícias, ajuizamento de ações trabalhistas e participação em sociedade comercial, visitações em suas residências, com direito a tirar fotos, e olhar o lixo dos trabalhadores. O banco alegou que contratou investigadores para verificar se realmente os colaboradores afastado por motivo de doênças, não estavam mentindo, caso tivesse a situação de fraude o banco passaria a informação para ao INSS. A desconfiança do banco para mim é injustificável, já que o trabalhador para receber o benefício previndenciário tem que passar pela perícia médica, e geralmente passa também pelo médico da própria empresa. Estamos falando de uma grave violação da intimidade de pessoas, a empresa demandada extrapolou os limites do seu poder diretivo, ao violar de forma escancarada os direitos fundamentais dos empregados afastados pelo INSS por motivo de doença”. Em 2012, segundo dados do INSS, 21.144 bancários foram afastados do trabalho por adoecimento, dos quais 25,7% com estresse, depressão, síndrome de pânico e transtornos mentais relacionados diretamente ao trabalho. Outros 27% se afastaram em razões de lesões por esforço repetitivos(LER ou DORT). Em 2011 o HSBC foi acusado de ter realizado grampos nos telefones de dirigentes sindicais entre 1997 e 2000, o banco contratou a mesma empresa responsável pelas investigações dos funcionários com afastamento por licença médica, assim confirmando que as violações de direitos já começaram a ser praticadas pelo banco logo no inicio de sua chegada ao país 2007.

“ Essa é uma prática horrível de uma multinacional, de um grande banco, um dos maiores do mundo que chega no Brasil, e acha que pode fazer tudo.”

“Nossos Direitos devem ser respeitados, mas precisamos ter sempre em mente que também devemos respeitar os direitos das pessoas ”

A organização do trabalho dentro dos bancos é amplamente questionada pelos trabalhadores A pressão por comprimentos de metas abusivas e o assédio moral são problemas frequentemente apontados pela categoria. Essa realidade explica o alto número de afastamentos, mas não foi capaz de convencer o HSBC a mudar de postura, assim extrapolando novamente a questão de respeito dos direitos trabalhista de seus colaboradores. Esse caso de espionagem coloca uma serie de outras discursões que precisam ser feitas não somente no meio bancário, mas nas diversas estâncias da política, e sociedade em geral.

3.1- SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO.

Significa que a Sociedade do Conhecimento é, antes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com