TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benelux

Dissertações: Benelux. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/8/2013  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 4

BENELUX

Considerado o embrião da União Europeia, este bloco econômico envolve a Bélgica, Holanda e Luxemburgo. O BENELUX foi criado em 1958 e entrou em operação em 1 de novembro de 1960.

Benelux foi uma das primeiras organizações econômicas da Europa, que gerou o embrião do que seria mais tarde a União Européia. Começou como a área de livre comércio entre Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo, e mais tarde, Itália, Alemanha e França também aderiram, criando a CEE, Comunidade Econômica Européia.

4)LOCALIZAÇÃO: Norte da Europa

5) O Tratado de criação do Benelux (Union Économique Benelux) foi firmado em 3 de fevereiro de 1958 (fonte) pela Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo, e entrou em vigor em 1 de novembro de 1960.

O nome Benelux foi utilizado pela primeira vez neste tratado; é formado pelas iniciais dos nomes dos três países: BElgië, NEderland e LUXembourg.

6) BÉLGICA.

7) A C.E. : COMUNIDADE ECONÔMICA EUROPÉIA hoje substitui, em muito, os principais objetivos daqueles criados pelo Benelux.

Benelux é uma sigla que agrega três países: Bélgica, Holanda e Luxemburgo (em inglês: Belgium, Netherlands e Luxembourg). Trata-se de acordo econômico e político entre as três nações e que acabou por se tornar o embrião do que é hoje a União Europeia.

O tratado entre os três países foi assinado no dia 3 de fevereiro de 1958 e entrou em vigor em 1º de novembro de 1960. Seu objetivo era a total integração econômica entre os países, promovendo a livre circulação de pessoas, dinheiro e serviços. Em 1970, os controles de fronteiras entre as três nações foram abolidos.

O Franco belga foi substituído pelo euro em 2002,com uma taxa de câmbio fixada em 31 de dezembro de 1998 com um valor fixo de 40,3399 francos belgas.

Com a entrada de outros países – inicialmente, Itália, Alemanha Ocidental e França, adotou-se o nome de Comunidade Econômica Europeia, o que hoje é a União Europeia.

União Europeia

Depois de terminada a Segunda Guerra Mundial, a Europa se encontrava praticamente devastada, então alguns países como Países Baixos (Holanda), Bélgica, Luxemburgo, em razão das condições econômicas fragilizadas provenientes da guerra e diante da impossibilidade de reconstrução independente, resolveram se agrupar para se fortalecer e retomar o crescimento novamente.

Essa união foi iniciada em 1944, mas consolidou efetivamente no ano de 1948, com o nome de Benelux, essa denominação é proveniente dos três países que compõem essa união (Bélgica, Holanda e Luxemburgo). A união tinha como objetivo criar incentivos tributários e aduaneiros entre os componentes do grupo e, posteriormente, um incremento nas relações comerciais.

Em 1950 foi elaborado o Plano Schuman com objetivo de criar um mercado comum, no primeiro momento o plano se limitou à homogeneização da produção de aço e carvão na Alemanha e França, com possibilidades de abranger, dentro desse processo, outros países do continente europeu.

Para instaurar a união na produção da indústria de base na Europa, no ano de 1951, foi criada a CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço), essa instituição foi proveniente do Tratado de Paris, os países que faziam parte eram Alemanha, França, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

O sucesso concreto do Benelux e da CECA deu origem ao Mercado Comum Europeu, chamado também de Comunidade Econômica Europeia, por meio do Tratado de Roma em 1957, nesse período, França, Alemanha e Itália ingressaram para estabelecer uma flexibilidade na livre circulação de mercadorias entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com