TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIENCIA POLITICA

Trabalho Universitário: CIENCIA POLITICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.565 Palavras (7 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 7

Questionário

Ciência Política

1 – O que Fato Político? Quais as suas aplicações práticas na vida política das sociedades?

“(...) todo o acontecimento ligado à instituição, existência e exercício do poder político.

Assim, os factos políticos são factos sociais, isto é, produzem-se como consequência da vida em sociedade, estreitamente ligados à estrutura desta e às demais condições da sua existência”. (Pág: 10)

2 – Segundo o Prof. Caetano, o que pode-se entender por Comunidade e Associação? Existe diferença entre ambos? Justifique.

“Inspirando-nos nesta classificação podemos dizer que as diversas formas de sociedade são comunidades quando, existindo independentemente da vontade dos seus membros, os indivíduos nelas se encontram integrados por mero facto do nascimento ou por acto que não tem por fim directo aderir a elas; são associações quando, criadas pela vontade dos indíviduos, resultam da união daqueles que a elas resolvam aderir, e que delas podem sair quando queiram”. (Pág: 03)

“Na comunidade os membros esstão unidos apesar de tudo quanto os separa: na associação permanecem separados apesar de tudo quanto fazem para se unir”. (Pág: 02)

3 – Segundo o Prof. Caetano, a Disciplina exerce um papel fundamental na formação ou Coesão das Sociedades. Explique de que forma isto se dá?

“Desde que um grupo social toma consciência da sua existência procura preservá-la e aperfeiçoá-la. Qualquer grupo pretende, em primeiro lugar, garantir a própria existência e em segundo lugar atingir eficazmente os seus fins.

Outras vezes o grupo está organizado, pelo menos para certos efeitos. Isto quer dizer que os indivíduos que dele fazem parte estão submetidos a uma autoridade a qual representa o interesse colectivo tendo por função realizar os fins sociais.” (Pág: 04)

4 – Defina Poder segundo a concepção do Prof. Caetano.

“(...) a possibilidade de eficazmente impor aos outros o respeito da própria conduta ou de traçar a conduta alheia.

Assim, existe poder sempre que alguém tem a possibilidade de fazer acatar pelos outros a sua própria vontade, afastando qualquer resistência exterior àquilo que quer fazer ou obrigando os outros a fazer o que ele queria”. (Pág: 05)

5 – Segundo o Prof. Caetano, de que maneira dar-se a formação da Sociedade Política?

“A necessidade de superar tantas diferenças e hostilidades levou os homens a conceber grupos mais amplos que abrangessem as sociedades primárias criando entre elas possibilidades de colaboração mediante a subordinação obrigatória a deveres comuns, o reconhecimento de direitos recíprocos e portanto o acatamento de regras gerais de conduta”. (Págs: 06 e 07)

6 – Diferencie Sociedade Política e Poder Político na perspectiva do Prof. Caetano.

“(...) as sociedades políticas formam-se por decisão voluntária, geralmente devido à iniciativa e à acção de um chefe ou de um grupo que interpreta os anelos colectivos tornando-os conscientes e dando-lhes realização, mediante a instituição de um poder político que, superior aos poderes sociais primários, enfeixe os interesses particulares e oriente as vontades individuais numa direcção comum.

A função do poder político é a de subordinar os interesses particulares ao interesse geral, segundo princípios racionais de justiça traduzidos por um Direito Comuma todas as sociedades primárias englobadas na sociedade política”. (Págs: 08 e 09)

7 – De que maneira a Coação contribui para a formação do Estado Moderno?

“O poder político, para alcançar os seus fins, tem de restringir a autoridade coerciva das diversas sociedades primárias de modo que aos fins superiores corresponda também a superioridade dos meios.

O poder político define um Direito Comum a todos os membros da sociedade política, sejam quais forem as sociedades primárias de que façam parte. Permite-lhes desse modo manter relações jurídicas, permite qu os membros das diversas famílias, dos diversos municípios, das diversas corporações... esabeleçam entre si relações regidas pelos mesmos critérios de justiça e por leis por todos acatadas, independentemente da família a que pertençam, do lugar do território onde residam, da profissão que exerçam, etc”. (Pág: 09)

8 – Quais as disciplinas que se ocupam em estudar os Fatos Políticos?

“O estudo pelos métodos sociológicos dos factos políticos, considerados factos sociais como quaisquer outros, origina a Sociologia Política.

Mas se abstrairmos das relações dos factos politicos com os outros factos sociais e os estudarmos isoladamente, olhando apenas o fenómeno político, teremos então a Ciência Politica no sentido restrito da expressão.

Para saber os antecedentes que explicam o presente é necessário conhecer os factos passados, cuja reconstituição se faz através da História política.

Os factos políticos podem ainda ser estudados como objecto de meditação filosófica sobretudo para o conhecimento da sua essência ou para discussão em função de certos valores: teremos então a Filosofia Política”. (Págs: 10 e 11)

9 – Defina cada uma das disciplinas que estudam os Fatos Políticos, expondo as suas áreas de abrangência teórica.

- Ciência Política: “(...) o conceito restrito, segundo o qual a Ciência Política será apenas a disciplina que estuda as manifestações, as formas e as regularidades dos factos políticos, em si mesmos ou através do comportamento dos indivíduos, mediante métodos de observação.

E o conceito amplo que engloba na Ciência Política todos os conhecimento, seja qual for o método empregado na sua otenção, relativos à compreensão, explicação e fundamento racional dos factos políticos, ordenados e sistematizados em função do seu objecto”. (Pág: 12)

- Sociologia Política: “Podemos agora entender o objecto do ramo da Sociologia que se ocupa dos factos políticos no conjunto dos factos sociais.

Os factos políticos impõem-se pela sua importância nas relações sociais e por isso desde o início dos estudos sociólogicos que os seus cultores se ocuparam deles”. (Pág: 23)

- Filosofia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com