TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Ciência Política

Artigo: Resenha Crítica Ciência Política. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  1.961 Visualizações

Página 1 de 3

Segunda Seção: Avaliação Geral do PDCR

O autor demonstra como é feita a segunda seção do questionário em questão, aonde o questionário quer chegar. Nesse ponto do texto ele quer saber se o Programa de bolsas DCR é aprovado pelos próprios egressos (usuários dessas bolsas) e no final da pesquisa ele consegue um resultado de maior aprovação do que reprovação.

Logo em seguida o autor pergunta aos egressos, qual é a avaliação deles de acordo com as fundações estaduais de amparo à pesquisa, o resultado mais uma vez é a aprovação superior a reprovação dos egressos, porém com uma diferença menor do que na outra pergunta.

A pergunta seguinte continua a respeito das fundações estaduais de amparo à pesquisa, mas agora a questão é saber se o Auxílio Financeiro está sendo pagando devidamente dessa vez ele mostrou muito mais possibilidades de respostas do que as antigas questões. Ele demonstra que a maioria está sendo paga devidamente, porém um grupo menor está tendo alguns problemas com o pagamento, seja ele um atraso uma diminuição na renda ou nem sequer foi pago. O autor ainda cita um pequeno grupo de 1 pessoas com problemas diferentes dos citados acima como: Cancelamento da bolsa, diminuição da renda com atraso, não ter a necessidade do pagamento e uma única pessoa que informou que uma pesquisa teria sido financiada com o dinheiro faltante da renda dos outros.

Na próxima pergunta o autor tenta buscar na questão o que o egressos estão achando de suas instituições destinada como universidades, centros de pesquisas, empresas. E novamente a aprovação apareceu superior a reprovação.

E a última questão da segunda seção foi elaborada de forma aberta, a ideia que o autor queria era saber dos egressos como eles avaliariam o PDCR apresentando os pontos positivos e os pontos negativos e o que deveria ser feito para a melhoria.

Terceira Seção – Perfil dos egressos e a questão da fixação

Na terceira seção, o questionário já queria saber o pessoal dos egressos, o perfil de quem estava respondendo o questionário. E assim foi solicitado perguntas como Estado Civil, UF e a cidade na qual residia no momento de preenchimento do questionário. O que ele queria com essas perguntas? Conhecer a distribuição dos egressos.

Foi-se notado que nos estados do Norte e Nordeste os egressos se encontravam nas capitais enquanto nos outros estados havia uma distribuição dos egressos nas principais cidades. Houve casos onde o número de egressos eram superiores aos que estavam nas capitais.

Nessa pesquisa foi detectado que muitos egressos se deslocaram de seu local para residir nas regiões onde foram desenvolvidos seus projetos de pesquisa.

Na pesquisa foi observado uma distribuição da área do conhecimento aonde os melhores desempenhos maiores vieram das “Ciências Exatas e da Terra”.

Em tantas pesquisas e perguntas, apareceu uma mostrando regiões com maiores titulações mostrado pelo autor que no Sudeste houve uma grande titulação de doutor, seguida de Nordeste, formados no exterior, Sul, Distrito Federal e região Norte.

Nessa mesma seção (terceira) é feita a pergunta aos egressos: Se o PDCR contribuiu para a empregabilidade deles e uma maioria esmagadora respondeu que sim e uma simples minoria respondeu que não. No mesmo contexto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com