TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIENCIA POLITICA

Trabalho Universitário: CIENCIA POLITICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  1.297 Palavras (6 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 6

Análise do conto A Igreja do diabo, de Machado de Assis

Para melhor análise do conto, iniciemos por comentar sobre o estilo do escritor, Machado de Assis, de ilustríssima importância para a literatura brasileira.

O conto “A Igreja do Diabo”, dividido em quatro capítulos, faz parte do movimento realista. O Realismo veio em oposição ao Romantismo exaltando a crítica à humanidade e à sociedade. Enquanto os autores retratavam as paisagens brasileiras em suas obras, Machado retratava o homem como ele é em sua essência: metade do bem, metade do mal, o que não nos permite definir suas personagens em boas ou más, mas como simplesmente, humanas. Críticas à burguesia e à Igreja Católica são também de forte presença nas obras machadianas, assim como as relações sociais, contrastando o que as personagens são, e o que elas demonstram ser. Tudo isso sempre recheado de ironia, sua marca registrada.

Suas narrativas não têm como forte a ação, e sim fatos aos quais o leitor é levado a refletir sobre, focando sempre os mecanismos que levam as personagens a cometer seus atos, que na maioria das vezes é a busca pelo dinheiro e pelo sucesso.

1) O CONTO

O conto “A Igreja do Diabo” foi publicado em 1884 no livro Histórias sem data. O nome é bastante justo pois, logo ao ler este conto pela primeira vez, o leitor se fascina com a abordagem do tema de maneira tão atemporal.

A narrativa de “A Igreja do Diabo” conta do dia em que o diabo, sempre cúpido de poder e cansado da desorganização histórica em que vivia, resolve fundar sua própria igreja, com suas próprias regras. E regras muito atraentes para as pessoas: transgredir todas as leis, em especial, as leis divinas. O inimigo de Deus visava conquistar a hegemonia entre as religiões do mundo inteiro, prometendo infinitos lucros aos afiliados. Praticar o bem seria então condenável e fazer o que todos sempre tiveram que reprimir seria sublime. Resumindo: a eterna relação de Deus/religião, homem/razão.

A crítica e a irreverência se apresentam a todo momento ao longo da narrativa. Machado põe como a realização de nossos íntimos desejos a alegria do Diabo, em atitudes como praticar os sete pecados capitais, trapacear, cometer adultério ou mentir. Para a oficialização da decisão do diabo, mostra uma conversa entre o próprio e Deus, que o recebe pacificamente. Neste momento o demônio, com bastante ironia compara a religião a um comércio, dizendo a Deus: “Não tarda muito que o céu fique semelhante a uma casa vazia, por causa do preço, que é alto.”, ou seja, dizendo que paga-se caro para viver de acordo com as leis da Igreja. E também, é claro, fazendo uma alusão à questão da Igreja com o dinheiro de seus fiéis em troca da suposta salvação.

Ao longo da leitura vemos muitos exemplos de intertextualidades, o que veremos melhor adiante, mas a bíblia é a principal referência.. Porém, diferentemente do que possa parecer, a religião não é o tema central, pois, também vale citar o contexto histórico em que o conto foi publicado, em 1884. Na época, a decadência do Império era evidente, devido à propagação dos ideais positivistas que conclamavam a criação da República e, um dos alvos das críticas dos positivistas era a Igreja Católica, um dos pilares do regime monárquico.

Na realidade o tema central é a humanidade e suas contradições. Após serem apresentados a uma religião em que seriam contemplados por praticarem suas vontades sem terem que pensar em consequências, as pessoas começam aos poucos a praticar boas ações, ajudarem uns aos outros discretamente, como que parecessem não resistir a fazer o que, a partir de então, se apresentava como o proibido. Este súbito comportamento deixa satanás atônito, sem saber o que levava aquele povo a cometer tais condenáveis atitudes. Sente-se traído e procura Deus que dá o fechamento da estória, dando-lhe apenas, de maneira muito serena, a seguinte declaração: “É a eterna contradição humana.”

Um detalhe muito importante de se perceber na leitura é o fato de que Deus é apresentado com sabedoria, paciência e conivência com o livre-arbítrio: em nenhum momento se opunha às atitudes do diabo ou das pessoas, a exata imagem que nós fazemos de D’Ele. No entanto, o texto que faz uma crítica à humanidade, apresenta o diabo com características essencialmente humanas. Ele sente inveja e aspira ao poder e à dominação a todo momento, sentimentos extremamente humanos. A aplicação dessa personalidade ao diabo reforça o retrato que o autor faz de nossa natureza que é dividida entre o bem e o mal, o que podemos observar, por exemplo, no comportamento de crianças pequenas. Ao fazerem coisas que julgamos erradas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com