TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIENCIAS POLITICAS

Tese: CIENCIAS POLITICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Tese  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Ciência Política

Curso: Gestão Publica

Professor

Nome do aluno:

Data: 16/02/2012

1. Defina, a partir de seus estudos sobre Maquiavel, quais as características essenciais que um governante deve possuir. É possível encontrar estas características nos governantes atuais? Explique as características e justifique sua resposta em até 20 linhas (3,0 pontos).

2. Rousseau define o conceito de “soberano” de uma maneira bastante particular. Defina este conceito a partir da leitura do livro e explique a importância deste conceito para a democracia na visão do autor – reposta em até 20 linhas (3,5 pontos).

3. Na sua opinião, qual seria a melhor forma e o melhor sistema de governo hoje para o Brasil? Explique as características do tipo de governo escolhido e justifique sua resposta – em até 30 linhas (3,5 pontos).

Questões –

Resposta -01

As características essências:

Constituição Mista

Império das Leis

Boas Leis

Milícia Popular

Constituição Mista – a fusão de todos os poderes, o executivo, legislativo e judiciário .

Em nosso pais forma de governo republicana sendo:

O chefe do poder excecutivo o Presidente da Republica, poder legislativo representado pela câmara de deputados e pelo senado, poder judiciário sendo o Supremo Tribunal federal com 11 ministros .

Império das leis o diz respeito a supremacia das leis perante outras instituições, todos temos que obedecer as leis é para todos. Exemplo em nosso constituição temos direitos fundamentais nos quais não são respeitados, são tantas desigualdades tantos preconceitos , sem que haja nem um tipo de punição ou seja o cidadão comum paga por seus crimes, os políticos tem isonomia.

Boas Leis, para que as leis sejam boas, o povo terá que suporta-las, para isto o povo tem que ter virtudes cívicas, e para ter virtudes cívicas precisa de educação, saúde, segurança, estradas, temos que ser educados, motivados. Nossos governantes não tem preocupação com estes aspectos, se faz sem pensar, fica somente no papel. Pois as leis tem visar para o bem

Milícia Popular, o povo pode ter vigilância nas urnas, cobrando de seus governantes planos de governo competente.

Resposta - 2

Conceito de soberania para Rousseau

“a soberania, não sendo senão o exercício da vontade geral, jamais pode alienar-se e, [...], o soberano, que nada é senão um ser coletivo, só

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com