TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos Ciência Politica

Trabalho Escolar: Casos Ciência Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  2.392 Palavras (10 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 10

Caso Concreto – Semana 1

Caso Concreto:

Tema: Espaço social da palavra e complexidade do campo político

Leia, atentamente, o trecho do texto “A experiência dos CIEPs, abaixo: Controvérsias em torno da legitimidade de uma ‘Escola Nova’ de Adelia Maria Miglievich Ribeiro e Paulo Sérgio Ribeiro da Silva Jr, e responda:

1) Qual o espaço social da palavra política ele se refere?

Resposta. politica educacional

2) A qual tipo de discurso político ele se refere? Justifique as suas

respostas.

Resposta: Discurso dominante no qual é possível o politico ganhar confiança e votos aplicando medidas construtivas educacionais, conquistando eleito e de mesmo modo expressando a organização vigente.

Caso Concreto – Semana 2

Qual é a importância da retórica para a política? Justifique as suas respostas.

Respostas:

1) É a arte de discursar com argumentos sofistas que tem múltiplos siguinificados para se comunicar de forma persuasivos e eficaz de modo evasivo argumentar sem responder, vencer discursos mesmo sem razão.

2) Para politica é importante pois em um discurso politico precisa ser convincente e para isso existe as técnicas sofistas que é aplicada na retórica.

VERBETE: RETÓRICA (gr. retoriké: arte da oratória, de retor: orador).

Caso Concreto – Semana 3

Caso Concreto: Diferencie o conceito de pacto social em Hobbes , Locke e Rousseau.

Resposta: Hobbes tem fundamento na ideia de segurança, pois parte do pressuposto que o governante oferece proteção.

Locke considera que todos os homens nascem livres e iguais e vivem em sociedade para atingir o bem comum agindo de forma confiam que o estado é um direito como a vida a liberdade e os demais direitos naturais.

Russeau parte da ideia que um homem somente se realiza por meio da comunidade a qual cedem a sua individualidade prevalecendo os interesses da comunidade

Caso Concreto – Semana 4

Resposta:

Estado para Max Webber significa que estado é controlado e dominado no sentido efetivo da lei. O estado é quem domina o uso de força sobre os indivíduos. No direito é definido uma visão consequente ao legislativo e judiciário voltado para politica deve ter objetivo de manter a segurança dos indivíduos, assegurando ordem publica. A politica segundo webber é território delimitado e territorio particular mantendo grupo de indivíduo qual estão em território interior a atuando no comportamento de acordo com território em parte o estado é possuidor de força maior pela ordem tendo domínio emanado por prescrições jurídicas sociais e regulamentares.

Caso Concreto – Semana 5

Resposta:

Tratando de soberania em território interno no que diz respeito as ilhas Malvinas fazem a necessidade da continuidade geográfica do território em plano ao estado, mantendo poder politico em posição de supremacia. Não existindo independência total em termos econômicos, politico social e territorial existindo total independência garantida no contexto soberania e do cenário internacional. Tratados são a expressão da soberania decorrente de um direito limitado por regras do direito internacional. Possibilitando exercício de soberania agir além de suas fronteiras sem ferir argumentos de outros estados.

Caso Concreto – Semana 6

R. Para existir soberania deve primeiro existir território, sendo definido entre outros territórios por suas fronteiras geográficas e limites além disto poder soberanado é poder supremo de um estado até determinado limite da constituição de outros estados.

R. Sim após ser transformada em republica não possui mais um único governante e sim passa ser democracia. Enquanto província era um território conquistado e explorado, ao se tornar republica, conquistou o reconhecimento pelos demais estados e o poder soberano

Caso Concreto – Semana 7

Tema: República

Heródoto, na sua História (Livro III, §§ 80-82), narra uma célebre discussão que teria ocorrido entre três persas – Otanes, Megabises e Dario – sobre a melhor forma de governo a adotar depois da morte de Cambises. O episódio teria ocorrido na segunda metade do século VI antes de Cristo. Esta passagem nos mostra o grau de desenvolvimento do pensamento dos gregos sobre a política um século antes da grande sistematização teórica de Platão e Aristóteles (no século IV) sobre as tipologias “clássicas” das formas de governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com