TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos Concretos

Monografias: Casos Concretos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Caso concreto

Semana 1

Respostas:

a) Quem defendeu a tese usada pelos adeptos da Common Law e quem defendeu a tese usada pelos adeptos da Civil Law? Porquê?

R: Flávio defende a tese usada pelos adeptos da Civil Law, porque acredita que a principal fonte do Direito é a Lei, produzida pelo Poder Legislativo, sendo ele caracterizado pelo imperativo daescrita e organizado em códigos, onde as interpretações são secundárias.Já Aline, defende a tese usada pelos adeptos da Common Law, porque entende que o Direito se baseia nos precedentes proferidospelo Poder Judicário, onde os casos são analisados, principalmente,de acordo com outros semelhantes. Tendo a Jurisprudência maior interferência em um julgamento presente do que uma norma produzida porum legislador.

b) Por que se usa a denominação "sistema romano-germânico"?

R: O sistema jurídico romano-germânico, que, em oposição ao fenômeno tipicamente inglês da common law, é denominadopelos britânicos de civil law, formou-se na Europa continental, a partir do século XIII d.C., e, ainda hoje, conserva essa região como seu principal centro. Decorre dos princípios e regras dos antigosdireitos romano e canônico, os quais, associados aos costumes dos povos germânicos que definitivamente ocuparam a Europa central após o século V d.C., formaram um conjunto elaborado de normasjurídicas que estão na base dos ordenamentos dos países direta ou indiretamente influenciados pelas nações do continente europeu.

c) Qual dos sistemas se vincula a tradição jurídica portuguesa e, porconsequência, a tradição jurídica brasileira?

R: Civil Law. Por que Brasil e Portugal tem como sua fonte principal de direito a lei.

-----------------------------------------------------------------------------------

Caso concreto

Semana 2

Respostas:

a) O que foi e o que representou o fenômeno das Grandes Navegações?É possível relacionar o descobrimento do Brasil com este fenômeno?

R: As grandes navegações foram um conjunto de viagens marítimas que expandiram os limites do mundo conhecido até então. Mares nuncaantes navegados, terras, povos, flora e fauna começaram a ser descobertas pelos europeus. E muitas crenças passadas de geração a geração, foram conferidas, confirmadas, ou desmentidas. Eram crenças deque os oceanos eram povoados por animais gigantescos ou que em outros lugares habitavam seres estranhos e perigosos. Ou que a terra poderia acabar a qualquer momento no meio do oceano, o que faria osnavios caírem no nada. Essa expansão marítima possibilitou a descoberta do Brasil.

b) Qual o direito aplicado pelos portugueses na colônia brasileira?

R: Uma variante do Direito Lusitano. Noinício da colonização a aplicação do direito se deu por meio dos forais, responsáveis por solucionar questões locais. Com a divisão das capitanias hereditárias as funções judiciais foram dadas aosdonatários, que tinham como função administrar, legislar, acusar, julgar, etc. Eles tinham pleno poder por tudo que estava em suas terras. Porém, esse sistema foi falho, de modo que o governo colonial..

----------------------------------------------------------------------------------

Caso concreto

Semana 3

Respostas:

...

Baixar como  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »