TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia Politica

Ensaios: Ciencia Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 2

1) A Grécia é uma das matrizes da cultura ocidental, conhecida pelo seu legado na política, berço da democracia e possuidora de instituições onde a confiança era depositada.

No entanto, a crise que assola o país parece estar longe de um desfecho que restaure a tranqüilidade, a segurança e a confiança nas instituições.

Descreva o funcionamento da estrutura administrativa e a organização política da Grécia Antiga – e, através de um texto dissertativo de 15 a 20 linhas, realize as seguintes tarefas:

a) Identifique, pelo menos, três criações políticas realizadas pelos gregos no período, com destaque a democracia da Grécia Clássica; (2,0 pontos)

b) Descreva a atual situação econômica, política e social da Grécia; avalie as políticas impostas pela União Européia para auxiliar o país em seus compromissos com as dívidas e, como estas medidas podem colocar em risco a manutenção do Estado de Direito, sustentado na democracia. (3,0 pontos)

1) A Grécia Antiga era constituída por um conjunto de cidades-estados os quais eram independentes entre si. A política tinha como base a igualdade e o uso da razão. Para os gregos a violência não era a maneira que encontravam para solucionar problemas, criaram então o ostracismo, votavam quando viam que alguém fazia algo errado em relação aos interesses públicos, assim ocorrendo um exílio temporário. Na Grécia as leis não eram impostas por apenas um governante, o povo se reunia na ágora e discutiam sobre questões importantes para a população. Por perceberem que as coisas não funcionavam como eram descritas nas assembleias pelos gregos convocaram Sólon para reformular as leis da cidade, o mesmo sugeriu que quem impõe uma lei não pode pô-la em prática, assim surgindo uma separação dos poderes.

Na Grécia atual, foi adiantada para maio, pelo primeiro-ministro, as eleições , as quais não são realizadas desde o final de 2009, quando começou o crise e o governo de George Papandreou, que caiu após 2 anos por causa de uma crise política aí já começando a dúvida sobre a permanência da Grécia na zona do euro. Porém há evidencias de que a sociedade não está confiando nos dois principais partidos, também não são a favor da dura política de cortes imposta à Grécia pela União Europeia e o FMI em troca de ajuda financeira, e o descontentamento vindo da população com a crise é cada vez maior havendo até caso de suicídio por parte de aposentado que afirmou não poder se sustentar com o dinheiro que recebe. Para ajudar na economia a Grécia vai alugar seus polícias, carros, helicópteros para aumentar a receita do país. As possibilidades de a Grécia sair da zona euro e da união europeia não são descartadas por Christine Lagarde, diretora-gerente do FMI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com