TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia Politica

Trabalho Universitário: Ciencia Politica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 3

1.Defina, a partir de seus estudos sobre Maquiavel, quais as características essenciais que um governante deve possuir. É possível encontrar estas características nos governantes atuais? Explique as características e justifique sua resposta em até 20 linhas (3,0 pontos).

 Um governante não precisa ter todas as qualidades, mas é preciso parecer ser piedoso, fiel, humano, integro bom, justo e religioso. E muitas vezes agir ao contrario a todas essas virtudes, ser astuto, se moldar conforme a situação em que se encontra. Ele acreditava não no poder da politica, mas sim dos que faziam a mesma. Para ele governar era uma arte, com coerência. Via a natureza humana, como perversa corrompida pelo poder. Conforme a famosa frase: “os fins justificam os meios”, por sinal mal interpretado por muitos. Ele queria dizer apenas: que conforme os objetivos que vai traçar os seus planos e como vai atingi-los. Maquiavel era um visionário, a politica não era apenas tirar vantagens, e sim o bem comum. Considerado uns dos pais da ciência politica, apesar de sua obra ser do século XVI, ainda é muito atual. Muitos não acreditam nisso, acham que ele esta ultrapassado, historia antiga. Mas nos baseando nos políticos da nossa época, pouco mudou. Estamos numa democracia, aonde temos mais liberdade de fazer o que queremos em termos. Hoje eles não se preocupam mais com ética moral, porque muito não as tem. Eles se valem de muitas dicas de Maquiavel, como a astucia e se moldar conforme a realidade atual, ou a deles próprios. Mas não aplica o bem comum, a realidade de um povo, que crê que eles os representam com fé. Para a frase de Maquiavel “os fins justificam os meios”, e interpretada de outra maneira. Fazer a qualquer custo, tudo que for necessário para o bem deles: os políticos.

2. Rousseau define o conceito de “soberano” de uma maneira bastante particular. Defina este conceito a partir da leitura do livro e explique a importância deste conceito para a democracia na visão do autor – reposta em até 20 linhas (3,5 pontos).

Soberano- E todo aquele que tem o direito, de tomar as suas próprias de decisões, como ser humano livre. Seja em assembleia ou em qualquer tipo participação, de decidir a sua própria vida.

Rousseau sempre visava pela pessoa lutar pelos seus ideais, sem ter que se prender as regras que submetia o ser humana a escravidão.

Baseado nisso ele lutava pela felicidade do ser, a liberdade de expressão, de lutar pelo um mundo melhor mais justo com os cidadãos. Ele contribuiu muito nos passando essa visão da realidade que o ser humana às vezes não a vê. Por estar escravizado a leis impostas, muitas vezes sem participação popular. Ele contribuiu muito para democracia, pois através destes pensamentos fez o

povo enxergar que tinha poder de decisão. E tendo isso poderíamos ser quem somos livres para decidir em quem votar.

3. Na sua opinião, qual seria a melhor forma e o melhor sistema de governo hoje para o Brasil? Explique as características do tipo de governo escolhido e justifique sua resposta – em até 30 linhas (3,5 pontos).

O presente no Brasil- Presidencialismo

“Presidencialismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com