TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia Politica

Exames: Ciencia Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2014  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

1. Identifique como o poder político é exercido pelo Estado.

R: O poder é mais do que essencial para o Estado, pois, ele é deve emanar do estado, ele tem que ser o próprio estado. Há duas formas de poder: O poder não-dominante e o poder dominante. Sendo este último o de fundamental importância para o Estado, pois, mesmo supondo uma sociedade tão civilizada como ainda não existe, onde a moral e a razão guiassem sem atrito as mais diferentes atividades da maioria, sempre existiram uma fração maior ou menor de inadaptados, criminosos, loucos ou perversos, que seria preciso submeter pela força ou pela ameaça da força, e para isto teria que haver uma autoridade. O verdadeiro sentido do poder ou dominação estatal não é que uns homens estão submetidos a outros, mais sim o de que todos os homens estão submetidos às normas.

2. Diferencie Poderes de Estado de funções do Estado.

R: As funções tradicionais do Estado englobam três domínios que na verdade são os seus poderes: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. E esse estado determina três funções, desempenha funções políticas, sociais e econômicas.

3. Identifique em cada corrente de pensamento – liberal e marxista – os seus princípios básicos.

R: o pensamento liberal fundou-se no jusnaturalismo e defende a propriedade privada e os seus diretos individuais, já o pensamento marxista tem como base a critica da sociedade capitalista, propondo o socialismo como forma alternativa de organização da sociedade.

4. Ressalte as diferenças entre o pensamento liberal e o marxista.

R: O pensamento liberal inicia-se em uma corrente filosófica que foi predominante na Europa durante os séculos XVII e XVIII: o jusnaturalismo, contrariamente a toda tradição filosófica, anterior e posterior, o jusnaturalismo busca no indivíduo – e não no grupo – a origem do Direito e da ordem política legítima. Já no pensamento marxista o mesmo parte de um universo filosófico e conceitual inteiramente distinto do utilizado pelo pensamento liberal. Contrariamente ao liberalismo, que parte do indivíduo para explicar as relações de poder na sociedade e a função do Estado, o marxismo toma por ponto de partida e se baseia no grupo social, retomando uma longa tradição filosófica posta de lado durante os duzentos anos de domínio do jusnaturalismo no pensamento europeu.

5. Escreva as características principais dos regimes totalitários.

R: Totalitarismo é um sistema de governo em que todos os poderes estão e permanecem concentrados nas mãos dos governantes, ou seja, desta forma, no regime totalitário não há espaço para a prática da democracia, nem mesmo a garantia aos direitos individuais. .

O líder no regime totalitário, decreta leis e toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas vontades. Mesmo que possa haver sistema judiciário e legislativo nestes países de sistema totalitário, eles acabam ficando as margens e sob o domínio do sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com