TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia Politica - A Democracia Segundo Schumpeter

Ensaios: Ciencia Politica - A Democracia Segundo Schumpeter. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2013  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 3

-Democracia Clássica segundo Schumpeter-

A democracia clássica, de acordo como foi descrita por Schumpeter, pressupõe a existência de um bem ou interesse comum que não necessita de explicações, o qual é executado pelos políticos. Se aceito esse ponto de vista, qualquer decisão poderia, de forma equivocada, ser aceita para resolver os problemas de uma sociedade. Segundo a democracia clássica, o povo tem uma vontade comum que seria os desejos, necessidades e opiniões de todas as pessoas. Assim a povo controlaria os negócios públicos e escolheria os indivíduos que tomariam decisões políticas baseando se na vontade comum. A função dos políticos seria apenas cumprir a vontade do povo.

Para Schumpeter não existe o chamado governo para o povo, o que existe, na verdade é o governo aprovado pelo povo. Ele afirma que para a vontade do povo ser fator merecedor de respeito, é necessário que todos saibam precisamente o que desejam. Isso não ocorre porque os interesses e necessidades dos indivíduos se opõem na maioria das vezes, “um conjunto indeterminado de impulsos vagos que volteiam em torno de palavras de ordem ou de expressões equivocadas” (p. 304). A multidão é influenciável, costuma ser irracional, precipitada e manipulada pela publicidade política. Ressalta que os problemas políticos de uma sociedade são complexos e complicados, exige competência técnica, superior ao senso comum. Os cidadãos geralmente não se interessam por política, são mal informados e fazem escolhas precipitadas, preconceituosas e irracionais, dedicando “menos esforço num problema político do que num jogo de bridge” (p.312), bem diferente do cidadão idealizado na teoria clássica. Defende que decisões importantes não podem ser tomas de forma democrática, cita o exemplo de Napoleão Bonaparte. No ponto de vista Schumpeteriano, as pessoas não saberiam determinar o que é melhor para elas e ao invés da luta pela vontade coletiva (volontê gênêrale) elas não participariam ativamente da política e lutariam com mais veracidade por interesses individuais, o que contradiz com a doutrina clássica.

Expõe o que seria a democracia em sua concepção. Para ele a democracia é a livre competição pelo voto, compara os políticos a empresas que disputam pelo voto, que é o lucro, dos eleitores, que são os consumidos dos serviços públicos. Schumpeter acredita que não existe a total soberania do povo, mas isso não significa que seja nula, pois o povo pode escolher, os eleitores forçam os políticos a colocar certos temas em debate, cito o exemplo do Partido Republicano dos Estados Unidos, que é representante da comunidade industrial, mas não pode defender apenas os interesses dos industriais, visto que representam uma minoria.

Finalmente Schumpeter levanta as causas que permitem a sobrevivência da doutrina clássica. Primeiro há uma forte ligação entre a doutrina clássica e a fé. “O cristianismo abriga um forte elemento igualitarista” (p. 317). Segundo, existe uma associação da democracia clássica a fatos históricos aprovados por grandes maiorias, ele cita o processo de independência dos Estados Unidos. Em terceiro, há situações sociais que a doutrina clássica se ajusta melhor e tem mais aproximação com a realidade desta sociedade, como é o caso de sociedades que não enfrentem problemas sérios, ele cita o exemplo da Suíça,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com