TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparaçao IDH Irlanda e Serraleoa

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

Comparação IDH Irlanda e Serra Leoa

Dos países com os mais altos IDH, a Irlanda encontra-se na 11º  posição. O país é um dos maiores exportadores de produtos farmacêuticos e softwares, é também o 7º maior produtor de zinco e o 12º de chumbo. A Irlanda é uma democracia parlamentar, com altos indicies quanto ao grau de democracia, liberdade econômica, imprensa e politica. A renda per capta do país é de US$ 39.110 e o PIB US$ 217,8 bi e a expectativa de vida é de 80,7 anos.

Já na lista de países com o pior IDH, encontra-se Serra Leoa, uma republica constitucional, situada na África ocidental e de predominância religião muçulmana, porem um país muito tolerante quanto a religião. Este país é rico em minerais, diamantes e ferro, porém as atividades extrativista realizadas no país são feitas por estrangeiros. Para se manter, recebe ajudas humanitárias. A agricultura é responsável por 58% do PIB e é o maior empregador de mão-de-obra do país. A população sofre com os vários surtos de doenças como: HIV, cólera, febre amarela, meningite, malária e ebola. Quanto as mulheres, 88% são submetidas a mutilações genitais. A educação é obrigatória porem pela falta de infraestrutura e professores, o analfabetismo do país atinge cerca de dois terços da população do país.

Vários fatores explicam o porque desses países terem uma posição tão diferente no IDH. A Irlanda, já foi uma das nações mais pobres da Europa, porém após o país se separar do Reino Unido e depois entrar na União Europeia, a Irlanda começou a ter uma grande expansão, principalmente a partir de 1980. Com essa mudança, eles puderem investir mais na educação e na saúde do país. Já Serra Leoa encontra-se numa situação muito diferente, pois é de um continente com muitos países pobres, a África. Sendo assim, custeado pela ajuda humanitária universal e muitas vezes esquecido. Outro fato que explica muito da situação de Serra Leoa, foi a Guerra Civil de Serra Leoa que ocorreu entre 1991 e 2002 que devastou o país, dificultando assim o desenvolvimento de seus habitantes.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com