TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDH - Índices De Desenvolvimento Humano

Artigo: IDH - Índices De Desenvolvimento Humano. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Introdução

Este trabalho tem como objetivo fazer o levantamentos dos principias indicadores sociais que representam o Índice de Desenvolvimento Humano -IDH do município de Maracaí/SP com enfoque na Política de Educação.

Indicadores Sociais são instrumentos para a formulação e gestão de políticas sociais, se configuram como recurso metodológico capaz de retratar a realidade social de forma objetiva e padronizada permitindo a sua avaliação e monitoramento, possibilitando a formulação de diagnostico situacional, auxiliando nas tomadas de decisões e no monitoramento de planos, programas e projetos.

A utilização dos indicadores sociais toma corpo com o avanço da democratização, da pressão da sociedade civil por maior transparência nos gastos públicos e maior envolvimento da mesma na busca pela garantia de direitos sociais.

Sendo assim este trabalho busca discutir a importância dos indicadores sociais para a construção de políticas publicas eficazes no desenvolvimento do município.

2 - Desenvolvimento

A cidade de Maracaí esta localizada a 473 km da capital (São Paulo) e possui uma área de aproximadamente 543 km². Possui dois distritos Santa Cruz da Boa Vista e São José das Laranjeiras.

O município atualmente o encontra-se na área da Educação com quatro escolas estaduais, quatro escolas municipais e uma particular e na área da Saúde com um hospital beneficente com capacidade de quarenta leitos e quatro centros de saúde.

Segundo o Censo do IBGE (2010) sua população total é de 13.344 habitantes:

Urbana Rural Homens Mulheres

12.096 1.246 6.670 6.674

A densidade demográfica da cidade é de 24,40 (hab./km²).

Alguns indicies do Município:

IDH – Indice de Desenvolvimento Humano 0,773

IDH – Renda 0,684

IDH – Educação 0,858

Mortalidade Infantil ate Um ano (Por mil habitantes) 10,87

Taxa de fecundidade Geral (Por mulheres entre 15 e 49 anos) 51,17

Taxa de Natalidade (Por mil habitantes) 13,78

Expectativa de Vida (Por mil habitantes) 71,53

Taxa de Alfabetização (Por mil habitantes) 89,41%

Estima-se que a população tenha um crescimento anual de 0,26%.

A economia do município é sustentada basicamente pelas culturas de soja, milho, trigo e cana-de-açúcar, essencialmente agrícola.

Os indicadores sociais são estatísticas sobre os aspectos de vida de um País, Estado, cidade, município e que permite conhecer o seu nível de desenvolvimento social – IDH.

Os indicadores sociais são de grande importância para se obter dados precisos sobre espaços territoriais ou períodos diferentes em uma determinada região ou município.

São apresentados para expressar indicadores de saúde, taxa de desemprego, mortalidade infantil, crescimento populacional e outras expressões sociais, tem por finalidade embasar as argumentações que justifiquem ações a serem defendidas por determinada classe social.

Indicadores não são simplesmente dados, números, eles nos permitem conferir os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com