TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de darwinismo social

Seminário: Conceitos de darwinismo social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Seminário  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

Boa Tarde,

Escolho para falar sobre o conceito de Darwinismo Social, que é conhecido como uma construção de pensamentos que explica a diversidade de espécies de seres vivos através da evolução e da seleção natural. De acordo com esse pensamento, existiriam características biológicas e sociais que determinariam que uma pessoa é superior a outra e, que quem se enquadrasse nesses critérios seriam as mais aptas. Alguns padrões determinados de indícios de superioridade em um ser humano seriam o maior poder aquisitivo, habilidade nas ciências humanas e exatas em detrimento das outras ciências como a arte, e a raça da qual ela faz parte.

Um conjunto de pensadores atribuem a fonte do Darwinismo Social ao próprio Darwin, que em sua obra, A Origem do Homem, havia explicado ao mundo social. Darwin se ocupa da evolução humana e aplica os mesmo critérios que utiliza em A Origem das Espécies. A partir desta constatação, tais pensadores passaram a perceber que as teses que caracterizam o Darwinismo Social já se encontram no próprio Charles Darwin.

Um exemplo interessante sobre o Darwinismo Social, encontra-se no século XIX, quando os europeus, em busca de ampliar o capitalismo, utilizaram-se de seu poder para colonizar continentes como a África, para ajudá-los a evoluir e mostrar-lhes o "caminho". Desculpa para usufruirem de todos os bens naturais que ali existiam e dos seus habitantes que se tornariam escravos.

Mostrar principal | Responder

Imagem de Jerônimo Natividade de Sant'ana

Re: Avaliação Módulo 3

por Jerônimo Natividade de Sant'ana - sexta-feira, 3 fevereiro 2012, 22:01

Boa noite, escolhi falar sobre a HIERARQUIA DAS RAÇAS.

Até inicio do seculo XIX a visão MONOGENISTA e POLIGENISTA dominaram as discussões sobre a origem do homem. De forma equivocada e preconceituosa os defensores da visão Monogenista hierarquizaram a cor da pele branca como sendo superior as demais, em decorrência da raiz originaria da raça humana. A ideia de evolução das especies não era considerada.

Já os Poligenistas defendiam vários centros de criação da humanidade e afirmavam que as mutações e características decorriam do clima próprio das regiões habitadas.

Ao ser publicado "A ORIGEM DAS ESPECIES", de Charles Darwin, em meados do seculo XIX, a discussão entre os MONOGENISTAS e os POLIGENISTAS, perderam terreno.

Mostrar principal | Responder

Imagem de Luana Maria Mendon

Re: Avaliação Módulo 3- resposta para o Jerônimo

por Luana Maria Mendon - sexta-feira, 3 fevereiro 2012, 23:47

Parabéns Jerônimo, sua explicação foi bastante sucinta e explicou muito bem sobre a hierarquia das raças, gostaria só de acrescentar que Foi o Conde de Gobineau que popularizou, em meados do século XIX, um novo significado, em seu ensaio racista Essai sur l'inégalité des races humaines("Ensaio sobre a desigualdade das raças humanas", 1853-1855), no qual toma partido a favor da tese poligenista segundo a qual a humanidade poderia ser dividida em várias raças distintas, as quais seriam, outros sim, passíveis de serem tratadas numa base hierárquica.

Mostrar principal | Responder

Imagem de Everton Terra Nova

Re: Avaliação Módulo 3

por Everton Terra Nova - sábado, 4 fevereiro 2012, 19:49

Escolhe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com