TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consórcio modular Volkswagen Trucks Resende

Projeto de pesquisa: Consórcio modular Volkswagen Trucks Resende. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

Muitas empresas têm enfrentado mercados altamente competitivos e com novos e crescentes critérios na competição e que estão em busca de novas formas para permanecer no mercado. A competitividade cada vez mais acirrada e globalizada tem forçado as empresas a desenvolver produtos com maior qualidade em um menor tempo. A maioria das indústrias do Brasil estava desatualizada quanto à organização do trabalho, especialmente as montadoras. Com isso, as indústrias montadoras foram tentando buscar soluções para os problemas. Diante disso, entre essas inovações na produção procurando uma maior competitividade, umas das estratégias utilizadas está o Consórcio Modular da Volkswagen Caminhões Resende. Consórcio Modular são parcerias entre empresas e seus fornecedores. Os fornecedores entram na parte da produção final do serviço ou produto. Nessa parceria, os riscos e os investimentos são compartilhados.

Quando foi definida a forma de produto com base no conceito de Consórcio Modular, a próxima etapa da empresa foi a escolha dos parceiros, os fornecedores que estariam dentro da empresa e entrariam diretamente na parte da produção e no produto final. As empresas participantes entravam com suas próprias ferramentas e seus próprios empregados. Elas seriam encarregadas de todas as suas atividades, no processo:transporte de peças, montagem, estoque e controle de qualidade. Foram escolhidas sete empresas, chamadas de “modulistas” (Maxion, Mertitor, Remon, Powertrain, VDO, Delga/KG e Carese/Eisenmann), cada um responsável por uma parte da produção do produto final. O pagamento dos “modulistas” é contabilizado diariamente e baseado nos veículos montados de forma completa e sem problemas de qualidade.

Acrescente competitividade obrigou as empresa muitas pode incluir tanto tecnologia como novos modos de fazer a coisa .

2. O Consórcio modular e a Fábrica de caminhões a buscar novas formas para permanecer no mercado custo agregar valores aos produtos inovar processos e gestão entre as da VW.

Empresas nacionais e multinacionais, por vantagens competitivas, tem sido a meta no Brasil na última década estavam ultrapassados

Aos poucos as montadoras foram procurando soluções para seus problemas específicos.

buscando sempre o aprimoramento dos seus processos e serviços. Os riscos do trabalho no

modelo just-in-time estava atrelado a fornecedores responsáveis quantos aos termos de prazos do produto. e à qualidade

O desafio da Volkswagen não era apenas construir fisicamente uma nova planta e

redesenhar a cadeia de suprimentos, mas também recuperar, renovar ou estabelecer relações com

os fornecedores de peças e componentes para caminhões e ônibus, rompidas durante o período da

Autolatina, pois essas relações com fornecedores eram desenvolvidas pela Ford Brasil.

O Processo de Escolha dos Parceiros

Consórcio Modular.

Foi a escolha dos parceiros. Para tanto 53 empresas nacionais e internacionais foram analisadas, por meio de um sistema de compra internacional da Volkswagen do Brasil.

Além dos aspectos do melhor preço oferecido para a realização da tarefa sete empresas parceiras mais os empregados da Volkswagen em um mesmo local físico de antes da novo trabalho e sob os mesmos procedimentos políticas de recursos humanos. Cabe lembrar que, a montadora trabalhava com pouco mais de 400 fornecedores diretos.

Com o seu próprio ferramental e empregados, as empresas participantes se encarregam de

todas as suas atividades, no processo: transporte de peças, montagem de kits, estoque e controle as compras compartilhadas, coordenadas pela Volkswagen, em vez de serem feitas isoladamente, facilitam a obtenção de economias de escala e melhores preços e condições de pagamento e entrega.

O que se observa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com