TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consorcio Modular

Ensaios: Consorcio Modular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  840 Visualizações

Página 1 de 3

CONSÓRCIO MODULAR

Consórcio Modular é um novo paradigma do modelo de produção e do modelo do trabalho, em diversos setores é uma união de varias empresas que tem o mesmo objetivo, crescer, com mais lucro e menos custo. Há muitas vantagens na aplicação desse modelo, como principais vantagens, o consórcio modular permite a redução nos custos de produção e investimentos, diminui os estoques e o tempo de produção dos veículos, aumentando a eficiência e produtividade, além de tornar mais flexível a montagem da mercadoria, também com mais parceiros, as dificuldades poderão ser resolvidas mais rapidamente e ainda terá a participação dos parceiros de forma produtiva, sempre trabalhando para o crescimento da empresa.

O grande desafio foi reunir esses fornecedores com este novo conceito de produção (um sistema online de comunicação entre montadora e fornecedor ) integra-se ambas as partes compartilhando planos de produção.

Porém há desafios em adotar esse método um deles é unir as empresas com culturas organizacionais diferentes trabalhando juntas, pois devem seguir regras e responsabilidades devem aprender a trabalhar juntas e ainda buscar foco no objetivo em comum. Mesmo que a qualidade final do produto seja da montadora cada modulista deve sempre estar inovando e melhorando seus processos, alem de sugerir simplificações que podem ganhar tempo para a empresa.

A primeira empresa a adotar esse modelo de Consórcio Modular foi a Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende-RJ, deu inicio quando a Volks e a Ford finalizaram sua parceria, elas dividiam a montagem dos produtos com o fim ficou definido que a Ford ficaria com caminhões e ônibus e a Volkswagen continuaria atuando no mercado, assim José Ignacio López de Arriortúa, vice-presidente mundial de operações da época, foi o responsável pela implementação do modelo. Ele considerou 3 aspectos para abertura da fabrica em Resende(RJ) primeiro a localização geográfica, segundo os sindicatos sem grande expressão e terceiro incentivos fiscais.

A organização acreditou nesse projeto inovador e tecnológico buscando a redução nos custos de produção, investimento, estoques, tempo de produção e, principalmente, agilidade na produção de veículos diferenciados além de passar mais tempo em prol da sua clientela (pensando mais em como satisfazê-las) e foi um grande sucesso. Este modelo também previa que os trabalhadores vestissem uniformes iguais independente dos módulos em que trabalham, diferenciando-os apenas os logotipos de suas empresas; os funcionários teriam os mesmo benefícios e remuneração; haveria a possibilidade de empréstimo de funcionário entre módulos sendo que o recrutamento e treinamento seguiria um modelo comum a todos os modulistas; submetidos a mesmas regras de negociação, inclusive jornada de trabalho comum a todos; os trabalhadores eram escolhidos pelos modulistas.

Nada mais é do que a terceirização do processo de produção, funciona da seguinte maneira: leva os fornecedores de autopeças para dentro da fábrica, eles passam a ser responsáveis por conjuntos inteiros de componentes na linha de montagem, assim, em lugar de uma montadora unir várias pequenas peças, cada módulo da fábrica, operado por fornecedores, se encarrega da montagem de uma parte inteira do veículo.

A seleção dos parceiros deu-se através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com