TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de Globalização

Por:   •  9/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 5

DEFINIÇÃO DE GLOBALIZAÇÃO

É um processo econômico e social, que estabelece uma integração entre países e as pessoas do mundo todo.

Também é a criação de uma rede de conexões que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.

ORIGEM

A príncipio a globalização era um fenômeno primordialmente econômico, com a evolução da tecnologia outros pontos da sociedade foram agregados como, por exemplo, a política e a própria cultura e identidades nacionais.

Há indícios que as origens das trocas globalizadas estão nas primeiras trocas comerciais entre sociedades agrárias da Ásia a milhares de anos atrás, podemos dizer então que eram as primeiras projeções de trocas comercias em maior escala, apesar de que ainda não englobava o mundo inteiro como nos tempos modernos.

O ponto de partida da globalização é o período de formação dos primeiros estados nacionais europeus do século XV e XVI e as grandes navegações que aconteram de forma simultânea. Por esta razão o comercio passou a atingir os cantos mais distantes do globo terrestre, ligando os territórios pouco conhecidos aos centros do velho mundo.

O comércio com a rápida evolução das técnicas de navegação uniu o mundo neste período, sendo o transporte marítimo o maior responsável por essa primeira ligação em escala global.

No entanto podemos dizer que o inicio da Globalização como conhecemos se desenvolveu de fato a partir da Revolução Industrial.

Pontos positivos:

Tecnologia

Com o a globalização, a tecnologia avançou de forma rápida em todos os setores, em razão da competição de mercado, sempre buscando a melhora dos produtos e serviços de forma rápida e barata.

Como exemplo temos o computador que antes era do tamanho de uma grande sala, e custava milhões de dólares, com o passar do tempo foi diminuindo chegando nos dias atuais a caber no bolso e custar apenas algumas centenas de dólares.

A Comunicação e ligação:

Até mesmo em razão do item anterior a união dos povos com a constante melhora dos meios de comunicação e transporte fez com que todo o mundo ficasse ao alcance, antes lugares desconhecidos com ideias, costumes e pensamentos diferentes nunca seriam descobertos.

Lado negativo:

Consumismo

Uma geração consumista, onde o consumir produtos e/ou serviços que não são necessários e de forma indiscriminada, destruindo recursos naturais em qualquer lugar do globo apenas para gerar lucro.

Desigualdade Social

Em razão das flexibilizações ou falta de leis trabalhista em alguns países, grandes empresas multinacionais se instalam em países pobres para utilizar a pobre e barata mão de obra local, e assim conseguem produzir seus produtos mais baratos.

Destruição do mercado Interno

Com a Globalização produtos que antes eram fabricados em pequenas fábricas no país começaram a competir com grandes fabricas por todo o globo, gerando falência de diversas fabricas e empresas nacionais pela impossibilidade de competição de maneira igual.

Uma fabrica instalada na china, pagando pouco a seus trabalhadores, com tecnologia de ponta, consegue produzir muito mais rápido e barato que uma pequena empresa nacional com pouca tecnologia e uma pesada carga trabalhista.

Poluição

Com o desenvolvimento industrial e capitalista forte, muitas fábricas altamente poluentes foram instaladas ao redor do globo terrestre.

As importações e exportações de material primário para produção fazem com que qualquer reserva de material na terra possa ter preço e ser usado na produção industrial, logo o que positivamente movimentam a economia, também causa mudanças climáticas, desastres ambientais e até extinção de espécies.

Conclusão

A globalização tem raízes fortes no capitalismo, possui pontos bons e ruins, de forma clara se utilizado de forma racional, principalmente pelas grandes potencias mundiais (os principais consumidores de matéria prima) podem condenar ou ajudar o desenvolvimento do planeta de forma positiva, o pensamento de sustentabilidade pode ser a mudança de rumo para o planeta, educação é como sempre a chave.

CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO

O capitalismo contemporâneo surgiu devido à necessidade de fazer de seu negócio a encarnação de todas as formas de existência do capital.

E passa a funcionar a partir de uma cooperação complexa entre capital-dinheiro, capital-produtivo e capital-mercadoria. Isso acontece, por exemplo, quando um grande industrial realiza investimentos em sua indústria (capital-produtivo), no comércio (capital-mercadoria), e passa a contar com sua própria companhia de financiamento (capital-dinheiro).

OUTSOURCING

De forma básica no Brasil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com