TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolva Uma Analise Dessa Trajetória Da Educação Brasileira E Identifique Seus Principais Pontos. Em Seguida, Para Fechar Tal Visão Em Meio A Um Período Republicano Que nós Encontramos, Procure Explicar O Que Determina A Constituição De 1988 Em

Casos: Desenvolva Uma Analise Dessa Trajetória Da Educação Brasileira E Identifique Seus Principais Pontos. Em Seguida, Para Fechar Tal Visão Em Meio A Um Período Republicano Que nós Encontramos, Procure Explicar O Que Determina A Constituição De 1988 Em. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  861 Visualizações

Página 1 de 3

Considerando a educação básica no Brasil, como podemos compreender seu panorama histórico ao longo dos períodos monárquico e republicano? Desenvolva uma analise dessa trajetória da educação brasileira e identifique seus principais pontos. Em seguida, para fechar tal visão em meio a um período republicano que nós encontramos, procure explicar o que determina a constituição de 1988 em relação à educação.

Desde a monarquia o Brasil vem tendo problemas com a educação, neste período a educação era elitista, poucos tinham acesso a ela, em uma sociedade escravista e com a maioria de analfabetos. Havia poucas escolas, negligencia na formação de professores ausência de um sistema escolar. A educação ficou a cargo de particulares religiosos ou leigos.

A educação começa a mudar no governo provisório de Getulio Vargas, quando a oligarquia do café, acontecimento que ensejou uma reorganização da fração elitista. No governo de Vargas o Estado brasileiro assume o papel de não só de agente promotor da educação, como também de estruturador de um sistema escolar em âmbito nacional.

Em 1930 Vargas criou o Ministério da Educação, assim não restava duvida que o Estado passasse a ocupar o espaço no setor educacional. A constituição queria medidas consistentes em relação a organização escolar:

a) O ensino primário se torna obrigatório e gratuito;

b) A educação recebera percentuais mínimos do orçamento da união;

c) O ensino público e privado devera ser localizado pelo Estado;

d) Os professores deverão ser contratados através de concurso publico

Em 1937 o novo ministro da Educação, Gustavo Capanema reformulou a escola de forma técnica e profissional. Essas escolas destinavam o ensino aqueles que não tivessem a oportunidade de fazer um curso superior. Esse ministro reorganizou o ensino secundário, dividindo-o em ginásio e colegial, este subdividido em clássico e cientifico. Criou-se um sistema oficial de ensino técnico-profissional, regulamentando seus diversos ramos: industrial, comercial, normal e agrícola. O incentivo a criação de um sistema de ensino profissionalizante, mantido pelas empresas e suas atividades representativa, das quais originaram o SENAI e SENAC.

Em 1961 instituía a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O seu Artigo 1º a Educação é para o ser humano, na se admite discriminação de classe ou de raça, crenças religiosas, política ou filosofia. A organização escolar era dividida em quatro níveis: ensino pré-primário, ensino primário, ensino médio e ensino superior. A organização curricular, uma serie de disciplinas obedecida por todas as escolas.

Podemos notar que devido a sucessivos golpes de Estado, é difícil construir uma política de educação duradoura e de longo prazo. A política de Educação ia sendo modificada a cada mudança de governo conforme seus interesses particulares.

Em 1964 o regime democrático chega ao fim, começa um novo ciclo. A elite civil-militar estabeleceu um projeto político autoritário. Sua ideologia visava “segurança nacional”. Começa um período de ditadura, onde era proibido qualquer manifestação feita por professores e estudantes, e sua entidades representativas terem sidos colocados na ilegalidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com