TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Profissional

Trabalho Universitário: Desenvolvimento Profissional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  2.928 Palavras (12 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 12

Treinamento e Desenvolvimento: Papel de treinamento na melhoria da prestacao dos serviços públicos na Administracao Pública

Alexandra Filipe Languana

RESUMO

O Presente Trabalho aborda a concepção, os métodos e a aplicação de Treinamento e Desenvolvimento dos Servicos Públicos, Técnicos Administrativos do Ministério da Administração Estatal. O tema parece oportuno, pois o treinamento e desenvolvimento tem despertado interesse por provocar diversas reações e ser usado, principalmente na formação de pessoas para o desempenho de funções específicas uma vez que uma equipe de servicos públicos preparada e motivada à prestar servicos de qualidade é de suma importância na superação dos problemas de ordem democratica e operacional, que muitas das vezes dificultam o funcionamento e o atendimento da organização. Nesse sentido investir em treinamento para formação dos profissionais que actuam directamente na empresa procurou-se contextualizar a importância de capacitação como recurso estratégico para a modernização da Administração Pública e consequente redução dos seus servidores. A metodologia usada foi da pesquisa explorativa e os dados foram colectados através de revisão bibliográfica Os resultados obtidos apontam para uma crescente busca da qualidade dos serviços na Administração Pública.

Palavras-Chave: Capacitação de Pessoas, Serviços Públicos

1. Introdução

Nas sociedades contemporâneas a Gestão de Pessoas em diversas atribuições, sejam elas técnicas ou não, todas estão ligadas directamente aos seres humanos que integram as organizações. A eficiência, transparência e a satisfação são demandas de todas as esferas da Administração Pública. As pessoas, antes vistas como um recurso hoje, são encarradas como talentos, assumindo um papel cada vez mais relevante na cobrança dos resultados, inclusive com necessidades de aprendizagem diferentes, que devem ser traduzidos em melhorias efectivas na qualidade dos servicos prestados pelas instituições. Para que tais melhorias sejam alcançadas, torna-se imprescindível a capacitação e avalorização dos funcionarios públicos. A conjugação destes factores está substituir progressivamente o modelo da administração Pública burocrática por uma Administração Pública gerencial orientada para resultados (Keinert, 1994). Daí que o cumprimento destas rotinas burocráticas não é mais o meio suficiente para produzir os resultados desejados, uma vez que as pessoas podem dar inúmeras contribuições às empresas, pois mesmo quando chegam sem muita ou nenhuma experiência, podem desenvolver-se a ponto de contribuir para os ganhos da organização, com a mudança de atitudes do funcionário publico como meio de desenvolver uma postura pró-activa. Nesse âmbito, assume importância crucial a Selecção, Capacitação e Profissionalismo dos funcionários como também o desenvolvimento de habilidades gerenciais de seus dirigentes. Para que haja tal mudança, qualquer modelo de gestão adotado deve investir no funcionario, valorizando-o e buscando pelo desenvolvimento de seus conhecimentos, suas habilidades e experiências à missão, à visão e aos valores organizacionais, atingir o crescimento qualitativo da instituição.

2. Treinamento e Desenvolvimento – Capacitação de Pessoal

A formação e desenvolvimento professional é uma excelente motivação para ter uma vida completa de constante aprendizagem, que lhe pode proporcionar oportunidades que de outra forma seriam impossíveis. Normalmente, o desenvolvimento professional incluí treino formal, com curso de formação académica e também treino informal com leitura e prática por conta própria. Chiavenato (2007, p. 31) define Treinamento como sendo “o processo educacional, aplicado de maneira sistemática e organizada, pelo qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades”, já Márquez (2002, p. 21) considera Treinamento “como uma acção que contribui para a sobrevivência do ser humano”,enquanto que Beni, Lucheti & Poerner, (2002, p. 7) “pode ser entendido como factor motivacional tendo em vista que o conhecimento é um dos elementos-chave propulsores da satisfação no trabalho”. A partir dessas definições percebe-se a importância do Treinamento na formação dos profissionais necessários à empresa e também,vê-se a importância do investimento em Treinamento e Desenvolvimento.

” Se, pela seleccao cientifica escolher os melhores disponiveis para o trabalho, pelo treinamento consegue-se a fixacao dos selecionados na empresa. Nao basta, pois, admitir simplesmente; não basta que se equacionem estes termos do problema: individuo-funcão, isto é, qualidades possuídas pelo indivíduo – requisitos exigídos para o trabalho. Completando esse processo, é necessário que se consegue do “ajustamento” efectivo do indivíduo, o que somente se consegue pelo exercitamento orientado no trabalho que ira executar. Eis aí o treinamento, Ferreira (1986; p.114-115). Um programa racional de treinamento, destinado a preparar os empregados para o bom desempenho de suas funções, e mantê-los sempre em condições de executá-las bem é, talvez uma das actividades de maior importância, dentre quantas devem compôr a política pessoas de qualquer empresa.

Pode se considerer treinamento um esforco planeado, organizado, especialmente projectado para auxiliar os indivíduos e desenvolverem suas capacidades.

A palávra “Capacitação” pode ser entendida por vários sentidos e significados. Na maioria das vezes, trata-se de um sentido conotivo ou até mesmo pejorativo, levando às interpretações como “transformar o incapacitado em alguém competente”. Em significado mais amplo, o termo pode ser entendido, no entanto, como “reeducação”. A capacitação se constitui, então em uma maneira eficaz de agregar às pessoas, à organização e aos usuários. A capacitação não incluí apenas a formação no sentido de aumentar as capacidades com vista a execução de uma tarefa específica, mas a educação em sentido mais geral, de forma a aumentar o nível de conhecimentos e a capacidade de resposta às mudanças no ambiente exterior à organização. Essa é uma reflexão importante se pensarmos que cada vez mais, as organizações investem em programas de capacitação, também denominado, por algun autores como treinamento.

As pessoas se encaram como talento, como parte efetiva da organização quando se sentem valorizadas pela empresa. Essa valorização não se dá apenas com o retorno financeiro, mas quando, também, as organizações investem em conhecimento estão dando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com