TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diretas Ja

Ensaios: Diretas Ja. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

DIRETAS - JÁ

Resumo:

O artigo aborda o movimento que veio a ocorrer por uma emenda proposta pelo deputado Dante de Oliveira, em março de 1983, na qual ele defendia as eleições diretas. Apesar de todas as manobras governistas para manter o controle político do país, o crescimento eleitoral da oposição desde 1974 e o fortalecimento dos movimentos populares (em especial o sindical) criaram condições para o surgimento de uma forte campanha em defesa da volta das eleições diretas no Brasil, a chamada campanha Diretas-já. Busca-se com o presente artigo, a demonstração do que foi o movimento até o seu resultado alcançado.

Palavra-chave: Diretas Já.

Introdução

O artigo tem como objetivo relatar como ocorreu o movimento conhecido como Diretas-já, suas manifestações populares, participações, votação, decepção popular, e as eleições indiretas. O ponto central dessa campanha era conquistar a democracia, o que levou a mobilização da população brasileira, que saiu às ruas exigindo o direito de eleger seus próprios governantes.

Como ocorreu

A transição do final do regime militar deu-se de forma pacífica. A eleição indireta de um presidente civil, pelos deputados e senadores, fechou a transição do regime. A campanha pelas “Diretas-já”, organizada pelas oposições ao regime, foi um movimento que era favorável e apoiava a emenda do deputado Dante De Oliveira pelo congresso. A campanha polarizou a sociedade brasileira, pois propunha eleições diretas já para Presidente da Republica, após um longo período de ditadura civil-militar. O governo tentava garantir que o próximo presidente fosse eleito via colégio eleitoral, enquanto as oposições buscavam romper com tal processo, ou seja, foi um movimento politico democrático com grande participação popular que ocorreu no ano de 1984.

Manifestações

• A primeira manifestação pública a favor de eleições diretas ocorreu no recém emancipado município de Abreu e Lima, em Pernambuco, no dia 31 de março de 1983. Organizada por membros do Partido de Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) no município, a manifestação foi iniciada pelos jornais do estado. Foi seguida por manifestações em Goiânia, em 15 de junho 1983 e em Curitiba em novembro do mesmo ano.

• Logo após houve a manifestação na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, no dia 27 de novembro de 1983 na cidade de São Paulo, a manifestação contou com representantes de diversas correntes politicas e de pensamento, unidas pelo desejo de eleições diretas para presidente da república.

• No ano seguinte, o movimento ganhou força e reuniu condições para mobilizar. Foi em São Paulo que a investida democrata ganhou força com um evento no Vale do Anhangabaú, no centro da capital, no dia do aniversário da cidade, dia 25 de janeiro. Com mais de 1,5 milhão de manifestantes se reuniram para declarar apoio ao Movimento da Diretas Já, e liderado por Tancredo Neves, Franco Montoro, Orestes Quércia, Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas, Luiz Inácio Lula da Silva e Pedro Simon e outras figuras artísticas e intelectuais.

Participações

O movimento Diretas-já contou com o apoio de diversos políticos da época como: Tancredo Neves, Franco Montoro, Orestes Quércia, Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas, Luiz Inácio Lula da Silva, Pedro Simon, Leonel Brizola, José Serra, Eduardo Suplicy, Teotônio Vilela, Miguel Arraes e outros. Teve também a participação de artistas, jogadores de futebol, cantores, religiosos e etc. Para pressionar outros deputados a aprovar a emenda, uma frente formada pelos partidos de oposição passou a organizar campanhas para mobilizar a população em prol das eleições diretas.

Votação e Decepção Popular

Em 25 de Abril de 1984, a emenda constitucional das eleições Diretas-já, foi colocada em votação. Mas a Emenda Dante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com