TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCICIOS DO CAP 2 DE ECONOMIA

Casos: EXERCICIOS DO CAP 2 DE ECONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 2

Resposta 1

Os mercantilista acumulavam riquezas adquirindo uma grande importância de metais, ou seja quanto maior o estoque de moedas mais poderosos seriam. E com isso acabaram estimulando guerras

Para os fisiocratas a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza, em atividades econômicas como lavoura, pesca e mineração. Portanto encorajava-se a agricultura e exigia-se que pessoas empenhadas no comercio e nas finanças fossem reduzidas ao menor numero possível.

Resposta 2

Adam Smith, e suas idéias eram que se os mercados atuarem livremente, com as suas concorrências, afim de obter lucros, a sociedade seria beneficiada, sem intervenção do estado. O principio do liberalismo.

RESPOSTA 3

David Ricardo (1772- 1823). A teoria das vantagens comparativas , foi uma resposta ao analisar porque as nações comerciavam entre si, se e melhor para elas comerciarem e quais produtos devem ser comerciados. Com essa teoria, o comercio entre países dependeria das dotações relativas de fatores de produção ( fertilidade das terras por exemplo).

RESPOSTA 4

Segundo a lei de Say a oferta cria sua própria procura, sendo assim, o aumento da produção reflete em aumento de renda dos trabalhadores e empresarios, que seria gasta na compra de outras mercadorias e serviços.

Já o principio Keynesiano da demanda efetiva inverte o sentido da lei de Say, ao destacar o papel da demanda agregada de bens e serviços. Para Keynes, não existem forcas de auto ajustamento na economia, e a intervenção do estado através de políticas de gastos públicos torna necessário.

Resposta 5

Monetaristas – privilegiam o controle da moeda e um abaixo grau de intervenção do Estado.

Fiscalistas – recomendam o uso de políticas fiscais ativas e um acentuado grau de intervenção do Estado.

Pos Keynesianos – enfatizam o papel da especulação financeira e defendem o papel ativo do Estado na condução da atividade econômica

Marxistas – teoria valor – trabalho. Utilizava o conceito mais valia referendo a diferença entre o valos das mercadorias que os trabalhadores produzem e o valor da forca de trabalho.

Institucionalistas – dirigem suas criticas ao alto grau de abstração da teoria econômica, e o fato de ela não incorporar em sua analise as instituições sócias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com