TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios De Economia

Casos: Exercícios De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 5

1) Quais são as características das estruturas de mercado abaixo:

a) Monopólio

O mercado monopolista é caracterizado por existir um vendedor dominando inteiramente a oferta e, de outro, todos consumidores. Não há, portanto, concorrência, nem produto substituto ou concorrente. Nesse caso, ou os consumidores se submetem às condições impostas pelo vendedor, ou simplesmente deixarão de consumir o produto.

A causa principal do monopólio são as barreiras à entrada de novas firmas, dentre as quais podemos citar:

* Monopólio natural ou puro: um recurso-chave é propriedade de uma única empresa.

* O governo pode conceder a uma única empresa o direito de produzir com exclusividade algum bem.

* Os elevados custos de produção fazem com que seja o único produtor mais eficiente do que um grande número de produtores, ou seja, grande volume de capital associado a uma alta capacitação tecnológica.

O monopolista não utiliza igualdade entre oferta e demanda para determinar preço e quantidade de equilíbrio. A maximização dos lucros é obtida igualando-se o custo marginal (Cmg) à receita marginal (Rmg). A empresa tem grande poder para manter os preços relativamente elevados, sobretudo quando não há intervenções restritivas do governo.

b) Monopólio Bilateral

Ocorre quanto um monopsonista na compra do fator de produção defronta-se com um monopolista da venda desse fator. O preço de mercado dependerá alem dos fatores econômicos do poder de barganha de ambos.

c) Concorrência Monopolística

Estrutura de mercado intermediaria entre a concorrência perfeita e monopólio, mas que não se confunde com o oligopólio, pelas seguintes características:

* Número relativamente grande de empresas com certo poder concorrencial, porém com os segmentos de mercados e produtos diferenciados, seja por características físicas, embalagem ou prestação de serviços complementares.

* Margem de manobra para fixação dos preços não muito ampla, uma vez que existem produtos substitutos no mercado.

* Nessa estrutura não existem barreiras a entrada de novas empresas

Essas características acabam dando um pequeno poder monopolista sobre o preço de seu produto, embora o mercado seja competitivo.

d) Oligopólio / Duopólio

Oligopólio – Estrutura de mercado em que poucos vendedores oferecem produtos substitutos próximos entre si dominando a oferta de mercado. Tem as seguintes características:

* Pequeno número de empresas.

* Produtos homogêneo ou diferenciado.

* Controle sobre preço: as empresas olipolizadas tendem a formar cartéis. O cartel é um acordo entre as empresas de um mercado quanto às quantidades a serem produzidas ou preços a serem cobrados, esses acordos entre as empresas são chamados de conluio.

Duopólio – uma estrutura de oligopólio composta por apenas duas empresas.

2) Quais as diferenças entre lucro normal e o lucro extraordinário?

O lucro normal inclui remuneração do empresário, ou melhor, o seu custo de oportunidade. Já o lucro extraordinário, é o resultado dos fatores que criaram a situação de monopólio, e que permitem ao monopolista auferir um lucro acima do normal.

3) Observe o gráfico sobre a Maximização de lucros e responda:

a) Qual é a estrutura de mercado representada pelo gráfico acima? Qual a condição para a maximização de lucros do empresário? Justifique sua resposta.

A estrutura representada é a de concorrência perfeita pois observamos uma demanda horizontal para a firma.

A empresa para maximizar o lucro, precisa satisfazer conjuntamente as condições de que:

i) o preço do produto seja igual ou superior ao custo variável médio.

ii) o custo marginal seja igual à receita marginal, sendo o custo marginal crescente. Dado que em concorrência perfeita a receita marginal é igual ao preço, a maximização dos lucros em concorrência perfeita ocorre no ponto onde custo marginal é igual ao preço.

Ou seja:

Preço=Receita marginal=Custo marginal

b) A curva de demanda da firma é perfeitamente elástica. O que esta afirmação quer dizer? O que aconteceria se o preço fosse menor que P0? E se o preço fosse maior que P0? Justifique sua resposta.

Sim, a curva de demanda deste exercício se refere a apenas uma única firma , deste modo, a curva de demanda é horizontal, uma vez que a firma isoladamente é incapaz de alterar o preço corrente do mercado, o que significa que a demanda de seu produto é perfeitamente elástica.

A firma em concorrência perfeita é tomadora de preço, caso ela venda a um preço maior do que o de mercado será não conseguirá permanecer no mercado, pois, como se pode observar no gráfico da questão, ao preço P2 o custo marginal da firma é superior a sua receita marginal.

4) Observe o gráfico sobre o monopólio e responda:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com