TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaboração De Norma

Artigos Científicos: Elaboração De Norma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  1.763 Palavras (8 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 8

A Elaboração de uma Norma

As normas podem ser elaboradas em 4 níveis:

Nível internacional - normas destinadas ao uso internacional, resultantes da ativa participação das nações com interesses comuns. Por exemplo, normas da ISO (International Organization for Standardization) e IEC (International Eletrotechnical Comission).

Nível regional - Normas destinadas ao uso regional, elaboradas por um limitado grupo de países de um mesmo continente. Por exemplo: normas da CEN (Comitê Europeu de Normalização - Europa), COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas- Hemisfério Americano), AMN (Associação Mercosul de Normalização - Mercado Comum do Cone Sul).

Nível nacional - Normas destinadas ao uso nacional, elaboradas por consenso entre os interessados em uma organização nacional reconhecida como autoridade no respectivo país. Por exemplo: normas da ABNT (Brasil); AFNOR (França); DIN (Alemanha); JISC (Japão) e BSI (Reino Unido).

Nível de empresa - normas destinadas ao uso em empresas, com finalidade de reduzir custos, evitar acidentes, etc.

Processo de elaboração de Normas Brasileiras

1. A sociedade brasileira manifesta a necessidade de se ter uma norma;

2. O Comitê Brasileiro (ABNT/CB) ou Organismo de Normalização Setorial (ABNT/ONS) analisa o tema e inclui no seu Programa de Normalização Setorial (PNS)

3. É criada uma Comissão de Estudo (CE), com a participação voluntária de diversos segmentos da Sociedade, ou incorporada esta demanda no plano de trabalho da Comissão de Estudos já existente e compatível

com o escopo do tema solicitado

4. A Comissão de Estudo (CE) elabora um Projeto de Norma, com base no consenso de seus participantes

5. O Projeto de Norma é submetido à Consulta Pública (Consulte Boletins)

6. As sugestões obtidas na Consulta Pública são analisadas pela Comissão de Estudo (CE) e o Projeto de Norma é aprovado e encaminhado à Gerência do Processo de Normalização da ABNT para homologação e publicação como Norma Brasileira

7. A Norma Brasileira poderá ser adquirida nos Escritórios Regionais da ABNT e nos diversos Postos de Venda espalhados pelo Brasil. (link para vendas)

Os ABNT/CB e ABNT/ONS mantêm Comissões de Estudo em atividade nas mais diversas áreas. Estas Comissões de Estudo são integradas voluntariamente por produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratórios, centros de pesquisas e Governo) que, através de consenso, analisam e debatem propostas de Projetos de Norma. Obtido o consenso, o Projeto de Norma é aprovado e submetido à Consulta Pública, após o que poderá atingir à condição de Norma Brasileira.

Como solicitar a elaboração de uma Norma

Deve ser apresentada solicitação formal à ABNT, descrevendo a necessidade da existência da Norma Brasileira, listando as empresas, entidades e indivíduos que possam ter interesse na sua elaboração e aplicação.

Como solicitar a criação de um Comitê Brasileiro

Para a criação de um Comitê Brasileiro (ABNT/CB) deve ser encaminhada proposta pela entidade solicitante à ABNT através da Gerência do Processo de Normalização

incluindo:

1. Justificativa retratando a necessidade e interesse do setor no desenvolvimento de Normas Brasileiras

2. Histórico de participação da entidade solicitante na normalização e sua representatividade no setor

3. Informações sobre: denominação do Comitê, campo de atuação, estrutura, suporte técnico, administrativo e financeiro, localização, recursos físicos, humanos e financeiros, Programa de Normalização Setorial (PNS)

Como solicitar o credenciamento de um Organismo de Normalização Setorial

Para o credenciamento de um Organismo de Normalização Setorial (ABNT/ONS), a entidade interessada deve solicitar informações à ABNT através da Gerência do Processo de Normalização.

Normalização de dados

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde janeiro de 2010)

Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodapé. Encontre fontes: Google – news, books, scholar, Scirus

Este artigo ou secção está a ser traduzido.

Ajude e colabore com a tradução. O trecho em língua estrangeira encontra-se oculto, sendo visível apenas ao editar a página.

A normalização de dados é uma série de passos que se segue no projeto de um banco de dados que permite um armazenamento consistente e um eficiente acesso aos dados em um banco de dados relacional. Esses passos reduzem a redundância de dados e as chances dos dados se tornarem inconsistentes.

No

entanto, muitas SGBDs relacionais não têm separação suficiente entre o projeto lógico da base de dados e a implementação física do banco de dados, e isso tem como conseqüência que as consultas feitas a um banco de dados totalmente normalizado têm um mau desempenho. Nestes casos, usa-se por vezes a desnormalização para melhorar o desempenho, com o custo de menores garantias de consistência.

Índice

[esconder]

• 1 Panorâmica informal

• 2 Visão Formal

• 3 Restrições Chave e Dependências Funcionais

• 4 Objetivos de normalização

• 5 Exemplos

o 5.1 Tabela normalizada

o 5.2 Primeira Forma Normal

o 5.3 Segunda Forma Normal

o 5.4 Terceira Forma Normal

o 5.5 Terceira Forma Normal - Boyce-Codd

o 5.6 Multi-valued and Join Dependencies

o 5.7 Quarta Forma Normal

o 5.8

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com