TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos De Estado

Trabalho Universitário: Elementos De Estado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  216 Palavras (1 Páginas)  •  283 Visualizações

O interesse inglês na América Latina era estritamente comercial, mas, para se ter uma lucratividade maior, seria necessário a eliminação dos dois atravessadores (Portugal e Espanha) que comercializavam os produtos ingleses na America Latina. Desta forma, foram fomentadores da libertação dos escravos, da independência dos países na America do Sul, entre outras ações.

Na década de 1820, a maioria dos países latinos-americanos obtêm a independência política. Em 1824, Lord Cannig, Ministro das relações exteriores da Inglaterra, afirmou "A América Espanhola é livre, se nós não planejarmos mal nossos interesses, ela é inglesa"

A emancipação política foi, antes de mais nada, resultado da ação dos "Crioulos".

Como a Inglaterra já estava na era industrial, com o parque industrial bastante avançado para a época, precisava expandir seus negócios, aumentando o faturamento com suas vendas, e, o mercado da America Latina era explorado somente pelos portugueses e espanhóis, já que eram os colonizadores da região, que faziam o papel de atravessadores, pois não tinham entrado na era industrial. Desde quando fizeram a escolta do Rei de Portugal para o Brasil, protegendo-os dos Franceses, viram o potencial comercial da região, por isso, houve a pressão inglesa para a libertação dos escravos, pois estes, depois de livres, seriam também potenciais compradores de seus produtos, alem da venda de maquinas e equipamentos, agrícolas principalmente.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com