TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado Social

Dissertações: Estado Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  241 Palavras (1 Páginas)  •  268 Visualizações

ESTADO DE NATUREZA

O Estado de natureza é uma situação hipotética de como os homens viveriam sem a organização social.

- Hobbes cria a noção de estado de natureza para explicar porque os homens vivem em sociedade e por que seguem as regras de convívio social.

- Hobbes cria um modelo hipotético para explicar isso. Para ele os homens viviam no estado de natureza, em guerra de todos contra todos, ou seja, cada um podia fazer o que queria, matar, roubar, se apropriar, etc. O mundo tinha liberdade, mas era muito inseguro. Cada pessoa tinha o direito de possuir todas as coisas.

- O homem natural de Hobbes não é um selvagem, mas um homem sem cultura.

- Sem um poder para manter a ordem social seria freado todo e qualquer desenvolvimento científico, industrial, agrícola, etc. concentrando-se as atenções, apenas em manter-se vivo. Não existiriam leis, nem propriedade, todos fariam o que bem entendem, um caos político e social.

Como era o homem naturalO homem natural tem o direito a tudo, a todas as terras, a toda comida, a todas as mulheres. Contudo todos os seres humanos também tem esse direito, por isso estão em situação de guerra total.

Este seria o estado natural dos homens que só pode ser superado com um pacto firmado entre todos para garantir os direitos e as relações entre as pessoas.

então as pessoas resolveram fazer um pacto e entregar sua liberdade em detrimento de mais segurança. Criaram o leviatã, ou o Estado. O

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com