TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado Liberal X Estado Social

Pesquisas Acadêmicas: Estado Liberal X Estado Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 2

Estado Liberal x Estado Socialista

Analisando o tema proposto vemos que o Estado Liberal foi formado sob a influência das ideias liberais, e pressão dos intelectuais com o apoio da burguesia rica que se fortalecia através do desenvolvimento da indústria no século XIX na Europa Ocidental. A ideia do Estado Liberal era de que o mercado seria uma instituição autorregulável, sem necessidade da intervenção do Estado para funcionar bem. O que de fato ocorreu com os países da Europa Ocidental e outros mais.

Diferentemente do Estado Liberal, o Estado Socialista, surgiria na Rússia em função de uma revolução inspirada na doutrina marxista-leninista, que pretendia subverter completamente as bases da organização social, política e econômica da Rússia, e que em poucos anos, realizou de fato. Sua característica fundamental era o controle estatal de todo o processo produtivo, seja ele, comercial, industrial, produção e bens de serviços. E ao contrario do liberalismo, o Estado socialista reivindicaria a representação dos interesses da maioria trabalhadora dos campos e das cidades, antes oprimida pelos capitalistas.

Respondendo as perguntas, acredito que nenhum dos dois tipos estudados tem o poder de solucionar o problema da pobreza e da desigualdade social sem que em conjunto com esta medida não vier acompanhada uma solução cultural, pois o que vemos e podemos verificar através de pesquisas é que a pobreza vem sempre acompanhada da falta de cultura, ou melhor, falta de estudo, elevando assim ainda mais a desigualdade social. Que em minha opinião, não se refere somente a um distanciamento econômico entre as classes ricas e as pobres, e sim a um distanciamento do conhecimento, dos direitos, dos deveres e das boas oportunidades que a nossa constituição nos garante. É claro que, não nos basta somente ter a liberdade politizada pelo Estado Liberal Democrática, precisamos de ações práticas que venham reparar o desequilíbrio social apresentado com a participação socialista buscando assim, oportunizar o desenvolvimento coletivo das classes pobres e a extinção da desigualdade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com